3
respostas

Cadências no Design Thinking

No curso foi explicado o processo da metodologia e etapas realizadas, porem não foi informado a cadência na realização do processo de Design Thinking como "TimeBox" para realizar.

Gostaria de saber se poderia exemplificar a cadência que se pode usar quando for usar todo o processo de Design Thinking?

3 respostas

Oi Marcio, como vai?

Timeboxing não é essencial ao design thinking, ainda que ambos apareçam cada vez mais conjugados em frameworks, canvas e soluções adotadas nas empresas, muito porque o design thinking passou a pautar muitos trabalhos criativos de diversas naturezas, não só no design aplicado.

Há diversos canvas de criação e métodos ágeis que você pode implementar junto ao design thinking levando em conta timeboxing, mas acredito que a melhor escolha será feita casuisticamente, pois não há uma fórmula mágica para todos os problemas e todas as equipes.

Há design sprints de 5 dias, há de 3, há outros bem mais longos e há aqueles ainda mais curtos, é importante entender qual que caberá melhor no seu projeto e com a sua equipe. Há casos, inclusive, em que você pode desejar abrir mão de design sprints, adotando prazos para cada etapa de forma mais orgânica dentro da produção.

Um abraço!

Ok, mas não entendi a sua resposta.. Se não há TimeBox como base.. a frente de ações individual ou em grupo o tempo precisa ser adaptado.. O mesmo seria em fazer Lean Inception (temos período e horas diárias para realizar a facilitação).

Quando temos algo muito solto fica difícil termos tempo e custo para parar a equipe para tratarmos ações para alguma solução. Vou precisar facilitar as etapas (imersão, analise e Síntese, Ideação, prototipação e testes) com tempo médio em cada uma e ir adaptando até encontrar melhor forma, no meu ver vai levar mais tempo para cobrir até o final.

Oi Marcio,

Você pode sempre buscar métodos ágeis já existentes ou criar frames de timebox incorporados às etapas do design thinking, mas não é algo intrínseco a este processo de criação.

Eu por exemplo trabalho em meus jobs como designer gráfico sem ver necessidade de um timebox estrito com prazos para cada etapa, porque posso escolher levar mais tempo em uma etapa ou menos em outra e os prazos que coloco são mais guias para minha produtividade e para alcançar os prazos que combinei com o cliente, ou seja, utilizo o processo de design thinking sem um timebox, em sentido estrito.

Se você quiser utilizar algum método ágil, há vários exemplos, como o Google Design Sprint e outros. Eles partem do design thinking e incorporam ou alteram seu fluxo para determinadas expectativas de produção.

Vale entender qual funciona melhor para o seu caso ou adaptar de modelos existentes para a sua dinâmica de produção necessária.

Um abraço!