Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Bugs - Como ligar com a pontuação

Bom dia! Trabalho em uma empresa onde gastamos muito tempo resolvendo bugs, no meio do projeto uma nova equipe assumiu, com isso perdemos um certo tempo para achar a solução do problema, e esses itens não estamos pontuando, isso acaba comprometendo a sprint que estamos tentando seguir. Como lidar com os bugs que apareceram de coisas antigas? Como lidar com bugs que foi encontrado na review?

Todos esses itens devem ser pontuados e entrar na próxima Sprint? Obrigado!

6 respostas
solução!

Oi Felipe, em uma resposta mais ampla do que o Scrum abrange, ok?

Bugs encontrados até o fim da Sprint anterior podem ser pontuados, sim, se você tem uma boa ideia do que fazer pra corrigí-lo. Mas... com que frequência isso acontece?

Duas práticas que não são do Scrum, mas são comumente vistas no mercado são separar um tempo do Sprint para a correção de bugs (uma porcentagem, por exemplo) e respeitar essa porcentagem, para que seu cliente aprenda que há bugs realmente prioritários e outros que pode esperar.

Outra possibilidade que também foge do Scrum é separar o "bombeiro da vez", o membro da sua equipe que vai receber e resolver os bugs dessa iteração. E só essa pessoa vai resolver bugs, nesse caso.

Importante notar que em ambos os casos temos restrições de quanto a equipe consegue resolver de bugs por iteração. Isso é fundamental pra educar seu cliente sobre o que é realmente prioritário dentro dos bugs E entre bugs e novas features.

Na real, uma coisa interessante pra fazer é trackear de onde vêm os bugs para descobrir quais partes precisam de melhoria técnica e evitar que tantos bugs apareçam no futuro.

Em um side note, apenas como curiosidade: nesse exato momento, o Alê Freire está dando uma palestra sobre No-Estimates. Os argumentos da galera desse movimento são bem interessantes, vale a pena dar uma estudada e questionar se sequer vale a pena medir os Sprints em pontos e tentar acertá-los.

Resposta perfeita da Cecilia!!!

Muito obrigado! Gostei da resposta!

Hj na equipe temos 3 na equipe backends, cada semana 1 pessoa fica responsável pelo suporte, e com isso estamos levando em consideração na hora de pontuar que temos uma pessoa a menos, ou meia pessoa a menos, estamos experimentando esse modelo por um tempo, começamos a fazer isso faz pouco tempo.

Estamos registrando todos os bugs que acontecem mais de uma vez para identificar a raiz do problema, e por enquanto isso parece que está dando certo.

Parece que estamos indo por um caminho legal.

A pouco tempo atrás fizemos mudanças um pouco ousada no sistema, e isso acabou gerando muitos bugs durante umas duas semanas, essa época ficou mais turbulenta, mas agora parece que tudo está se encaixando.

Estamos se dedicando para montar um esquema legal de trabalho.

Obrigado!!

Qual é o site que o Alê Freire está dando uma palestra sobre No-Estimates???

Era no evento DevCamp, hoje: https://twitter.com/DevCampinas/status/467659851838291968

Os slides eram esses e a apresentação foi gravada, mas aí o pessoal do DevCamp que deve publicar (precisa ver com eles)

valeu!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software