Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

BUG quando a bolinha bate em cima da raquete

Assim que a bolinha bate em cima da raquete ela ao invés de voltar para o local ela apenas contabiliza múltiplos pontos Para fazer o teste só deixar a bolinha parada por uma jogada que ira bugar. segue o código:

//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300, yBolinha = 200, diametro = 13;
let raio = diametro/2;

//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6, velocidadeYBolinha = 6;

//variáveis da raquete
let raqueteComprimento = 10, raqueteAltura = 90;
let colidiu = false;

//Posições da raquete
//Minha raquete
let xRaquete = 5, yRaquete = 150;
//Oponente
let xRaqueteOponente = 585, yRaqueteOponente = 150, velocidadeYOponente;
let chanceDeErrar = 0;

//placar do jogo
let meusPontos = 0, pontosDoOponente = 0;

//sons do jogo
let ponto, raquetada, trilha;

function preload(){
  trilha = loadSound("trilha.mp3");
  raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
  ponto = loadSound("ponto.mp3");
}

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
  trilha.loop();
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();
  verificaColisaoBorda();
  mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
  mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  movimentaMinhaRaquete();
  movimentaRaqueteOponente();
  //verificaColiaoRaquete();
  verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
  verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  mostraPlacar();
  marcaPonto();
  bolinhaNaoFicaPresa();
}

function mostraBolinha(){
  circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}

function movimentaBolinha(){
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;
}

function verificaColisaoBorda(){
  if(xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < - 0){
     velocidadeXBolinha *=  -1;
     }
  if(yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0){
    velocidadeYBolinha *= -1;
  }
}

function mostraRaquete(x,y){
  rect(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura);
}

function movimentaMinhaRaquete(){
  if(keyIsDown(UP_ARROW)){
    yRaquete -= 10;
  }
  if(keyIsDown(DOWN_ARROW)){
    yRaquete += 10;
  }
}

//Minha função
function verificaColisaoRaquete(){
  if(xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete - raqueteAltura){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
}

//Com biblioteca
function verificaColisaoRaquete(x,y){
  colidiu = collideRectCircle(x,y,raqueteComprimento, raqueteAltura,xBolinha, yBolinha, raio);
  if(colidiu){
    velocidadeXBolinha *= -1;
    raquetada.play();
  }
}

function movimentaRaqueteOponente(){
  velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
  yRaqueteOponente += velocidadeYOponente + chanceDeErrar;
  calculaChanceDeErrar();

  /*Multiplayer
  if(keyIsDown(87)){
    yRaqueteOponente -= 10;
  }
  if(keyIsDown(83)){
     yRaqueteOponente += 10; 
  }*/
}

function mostraPlacar(){
  stroke(255);
  textAlign(CENTER);
  textSize(16);
  fill(color(255,140,0));
  rect(150,10,40,20);
  fill(255);
  text(meusPontos, 170,26);
  fill(color(255,140,0));
  rect(450,10,40,20);
  fill(255);
  text(pontosDoOponente, 470, 26);
}

function marcaPonto(){
  if(xBolinha > 590){
    meusPontos += 1;
    ponto.play();
  }
  if(xBolinha < 10){
    pontosDoOponente += 1;
    ponto.play()  
  }
}

function calculaChanceDeErrar(){
  if(pontosDoOponente > meusPontos){
    chanceDeErrar += 1;
    if(chanceDeErrar >= 39){
      chanceDeErrar = 40;
    }
  } else {
      chanceDeErrar -= 1;
      if(chanceDeErrar <= 35){
        chanceDeErrar = 35;
      }   
  }
}

function bolinhaNaoFicaPresa(){
  if(xBolinha - raio < 0){
    xBolinha = 23;
  }
}
1 resposta
solução!

Olá, Gustavo! Tudo certo?

Muito legal que seu projeto está completinho, parabéns!

Para resolver o bug basta você alterar um pouco o valor para corresponder exatamente ao seu projeto.

Testei 25 e funcionou, tenta lá e depois conta se funcionou:

function bolinhaNaoFicaPresa(){
  if(xBolinha - raio < 0){
    xBolinha = 25;
  }
}

Um abraço e bons estudos!