1
resposta

[Bug] Erro ao rodar o flutter doctor

Boa tarde,

tentei rodar o seguinte comando

flutter doctor

porem estou recebendo os seguintes erros: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

ja li varios casos iguais o meu no forum aqui.. ja tentei rodar o "flutter doctor --android-licenses" porem eu recebo o seguinte erro? Android sdkmanager not found. Update to the latest Android SDK and ensure that the cmdline-tools are installed to resolve this.

nao entendi como eu tenho acesso a esse sdkmanager, pois na minha pasta do android eu n tenho o sdk.

olhando no "Languages & Frameworks" la tem um android SDK, porem ele aponta para o C:\Users\ivan-\AppData\Local\Android\Sdk que nao é o meu caminho do meu android studio e isso me deixou um pouco confuso.

ja tentei baixar o cmdline-tools, mas nao entendi como eu uso ele, li em um forum que recomendava colocar em uma variavel de ambiente, porem eu nao entendi como eu faço isso e qual seria o path que eu deveria adicionar.

e é isso.. essas foram minhas tentativas..

obrigado desde ja.

1 resposta

O erro "Android sdkmanager not found. Update to the latest Android SDK and ensure that the cmdline-tools are installed to resolve this." indica que o SDK do Android não está instalado corretamente em sua máquina. Para resolver esse problema, você precisa baixar e instalar o SDK do Android.

Você mencionou que não tem a pasta do SDK em seu diretório do Android. Nesse caso, você pode baixar o SDK do Android Studio. Ao instalar o Android Studio, ele já inclui o SDK do Android. Certifique-se de selecionar a opção de instalação do SDK durante o processo de instalação.

Quanto ao cmdline-tools, você pode baixá-lo separadamente do site oficial do Android. Após o download, extraia o conteúdo do arquivo e coloque-o em uma pasta de sua escolha. Em seguida, adicione o caminho dessa pasta ao seu PATH do sistema para que o Flutter possa encontrá-lo.

Para adicionar o caminho à variável de ambiente PATH no Windows, siga os seguintes passos:

1. Abra a janela "Propriedades do Sistema" (clique com o botão direito do mouse em "Este Computador" ou "Meu Computador" e selecione "Propriedades").
  2. Clique em "Configurações avançadas do sistema".
  3. Na guia "Avançado", clique no botão "Variáveis de Ambiente".
  4. Na seção "Variáveis do sistema", encontre a variável "Path" e clique em "Editar".
  5. Na janela de edição, clique em "Novo" e adicione o caminho para a pasta do cmdline-tools que você extraiu.
  6. Clique em "OK" em todas as janelas para salvar as alterações.

Após adicionar o caminho do cmdline-tools ao seu PATH EXECUTA o comando flutter doctor novamente e veja se o erro persiste.