Sempre que chego nessa parte da aula acontece esse erro, aula Carregando dados e acessando o modelo alguém pode me ajudar ou explicar o que aconteceu ?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Sempre que chego nessa parte da aula acontece esse erro, aula Carregando dados e acessando o modelo alguém pode me ajudar ou explicar o que aconteceu ?
Olá, Cállita, tudo bem?
O erro que você está recebendo indica que algumas tabelas não estão sendo encontradas. Ele menciona que o objeto olist_orders_dataset não existe.
Isso porque essa tabela foi renomeada. Na aula Renomeando e removendo consultas, o instrutor renomea tabelas e exclui algumas colunas. É importante que você tenha realizado esse passo para que os relacionamentos das tabelas funcionem corretamente. Portanto, recomendo revisar os passos dessa aula e das aulas posteriores e refazer os passos necessários.
Note que na sua aba de Dados há apenas 3 tabelas, e algumas com os nomes antigos. Nessa aula a aba Dados deverá ficar assim:
Espero ter ajudado.
Qualquer dúvida, compartilhe no fórum.
Abraços e bons estudos!
Boa tarde Monitora, eu consegui realizar fazendo o seguinte, mesmo eu já tendo renomeado na hora de aplicar ele não funcionava e notei exatamente que não aplicava a renomeação. Para burlar isso, tive que tirar a olist_pedidos do aplicar e funcionou, e após apliquei apenas ele e funcionou como deveria. Mas não entendi o por que
Oi Cállita.
O Power BI pode ter encontrado algum problema ao aplicar a renomeação da tabela "olist_pedidos" junto com as outras alterações. Como dependência, a tabela "olist_pedidos" pode ter dependências com outras consultas que estavam sendo modificadas ao mesmo tempo. Ou algum erro na consulta da tabela "olist_pedidos" que impede a aplicação da renomeação.
De toda forma, fico feliz que tenha encontrado a solução para o problema e ter compartilhado no fórum. Com certeza poderá ajudar outros alunos.
Caso surja alguma dúvida, você poderá abrir outro tópico.
Abraços e bons estudos!
Oi Cállita estava com esse mesmo problema. Segui sua dica e deu certo!
Obrigada por compartilhar.