3
respostas

[Bug] CMD fechando ao digitar "flutter doctor"

Inicialmente estava tudo andando bem. Consegui ir corrigindo alguns erros que apareceram no "flutter doctor". Mas daí de repente o CMD começou a fechar se eu escrever flutter + qualquer coisa. Já desinstalei e reinstalei o Git, android studio e flutter pra ver se resolvia, e nada. Deletei os arquivos e baixei de novo do site e não resolveu. Sempre que tenho a pasta do flutter no computador acontece esse bug no CMD e não consigo nem ver o relatório de erros. Já estou há dias tentando resolver isso pra poder começar o curso de flutter e não sei mais o que tentar :/

3 respostas

Olá Elisa, tudo bem?

O comportamento que você está observando pode estar relacionado à configuração incorreta da variável de ambiente PATH, que pode não ter sido configurada corretamente ou estar apontando para um local inválido.

Por favor, verifique se as variáveis de ambiente foram configuradas corretamente, especialmente o caminho do Flutter no PATH, conforme o passo 05. Além disso, certifique-se de que você está utilizando o terminal PowerShell e executando-o como administrador.

Se o problema persistir, tente baixar o Flutter novamente e extraí-lo em um novo diretório, como C:\FlutterSDK.

Espero ter ajudado e fico à disposição.

Qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Oi Monalisa! Obrigada pela resposta.

Infelizmente ainda não consegui resolver o problema. Fiz tudo como indicado, deletando tudo e recomeçando do zero diversas vezes. Path está configurado corretamente, flutter extraído direto em C:, git instalado, Android Studio instalado e funcionando. Quando rodo o PowerShell ele não fecha como fazia com o CMD, mas me aparece o seguinte erro:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Obrigada pela ajuda

Oi Elisa, tudo bem?

O erro que você recebeu é bem peculiar e específico, e ainda não está evidente o que está causando ele. No entanto, eu tenho uma sugestão para tentar solucionar esse problema.

A documentação do Flutter mudou a forma sugerida de fazer a instalação e configuração do SDK. Não mais se recomenda fazer manualmente, e sim usando extensões das IDEs. Portanto, recomendo refazer a instalação usando essa nova automatização do Flutter, pode ser que essa forma resolva o problema!

Primeiro, vamos remover o sdk do Flutter e a entrada no Path

  • Exclua a pasta “flutter” do seu diretório de sdks (possivelmente C:\ ou C:\src )
  • Vá até as variáveis de ambiente do windows
    • Escrava “variáveis” no iniciar
    • Clique em “Editar variáveis de ambiente do sistema”
    • Clique em “Variáveis de Ambiente…”
    • Clique duas vezes no “path” da caixa de cima (Variáveis de usuário)
    • Remova a linha C:\src\flutter\bin, ou similar.
    • Feche o pop-up.
    • Repita o processo para certifica-se que o Flutter não está também no Path das Variáveis de Sistema.

Instalar e Configurar VSCode

Na nova forma de instalação do SDK recomendada pela documentação, fazemos a configuração direto pelo ambiente de desenvolvimento, e o VSCode é o mais tranquilo. Recomendo seguir os passos a seguir para certifica-se que a instalação funcionará.

  • Se ainda não tiver instalado, instale o VSCode

  • Com o VSCode aberto siga os passos para instalar a extensão do Flutter:

    captura de tela do vscode. 1 opção aponta para o ícone extensão. 2 aponta para o campo de pesquisa. Numero 3 aponta para o nome flutter e 4 opçao botão Install

    1. Clique nos quadradinhos na barra a direita para abrir o menu de extensões
    2. No campo de pesquisa, pesquise “Flutter”
    3. Clique na extensão “Flutter” desenvolvida e certificada pela “Dart Code”
    4. Clique em “Install”
  • Usando o campo de pesquisa novamente, certifique-se que a extensão “Dart” foi instalada automaticamente.

Instalando o SDK do Flutter

  • Agora pressione F1 no teclado, e no pop-up que aparece, busque por “Flutter”. Escolha “Flutter New Project”

    captura de tela da pesquisa pelo termo flutter

  • Um aviso aparecerá no canto inferior direito, clique em “Download SDK”.

    captura de tela com o aviso: 'could not find a flutter sdk. Please download, or, if already downloaded, click locate sdk'

  • Escolha um caminho para o SDK, recomendo fortemente que seja C:\src\, caso a pasta src ainda não exista, basta criá-la no pop-up que foi aberto.

  • Espere o download do SDK (isso deve demorar alguns minutos).

  • Ao finalizar, ele vai perguntar se você quer adicionar o Flutter ao path, clique em “Add SDK to PATH”

    captura de tela com a mensadem do you want to add the flutter sdk to path

  • Caso a mensagem de “Could not find a Flutter SDK” apareça de novo, não se preocupe, é um bug que está acontecendo, basta fechá-la.

Testando se tudo deu certo

captura de tela application a flutter

Se tudo funcionou direitinho, ele deve sugerir um tipo de projeto Flutter para você criar, você pode clicar em “Empty Application” para testar a automatização do flutter create. O VSCode pode perguntar se você confia do diretório, basta dizer que sim.

Para testar o flutter doctor, recomendo qualquer outro terminal que possa estar aberto e abra um novo PowerShell.

captura de tela do flutter doctor

(A mensagem em laranja no meu print é uma especificidade do meu pc tá?)

E pronto!

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!