1
resposta

Brainstorming

Boa noite.

No estudo sobre Brainstorming, recomenda-se que a ferramenta seja aplicada em grupo heterogênio. Como se evitar o risco de ter poucos participantes no Brainstorming e não gerar resultados tão positivos quanto se espera e, ao mesmo tempo, como se evitar que haja muitos participantes, a ponto de a ferramenta não ajudar a aprofundar no problema?

1 resposta

Olá, Priscila. Tudo bem?

O Brainstorming é uma dinâmica em grupo, uma técnica que trabalha com a fomentação de novas ideias de forma espontânea e criativa, visando promover melhorias e/ou resoluções. Entendo essa atividade como necessariamente demandando muitas pessoas, pois isso irá resultar em um quadro mais plural de ideias, e consequentemente mais possibilidade de resoluções e mudanças. E nas primeiras etapas, não se tem muito a delimitação do que é positivo ou negativo para a situação, essa seleção e filtro acontece mais nas últimas etapas da dinâmica.

Para ter participantes e que falem, acho importante marcar uma conversar com a equipe e seguir a 1° etapa que o instrutor discorre, sobre deixar claro o propósito da atividade, fomentar um ambiente confortável, sem julgamentos e dar espaço para que todos falem.

Por exemplo, deixar um quadro com post-its durante uma semana para os colaboradores irem adicionando o que pensam, de forma anônima ou não, e depois marcar uma outra reunião para debater as ideias levantadas. Não se tem um jeito correto e único para criar esse ambiente, é preciso ver a sua realidade e ir construindo esse espaço.

E por fim, caso seja difícil organizar e filtrar as ideias com muitas pessoas, faça em outro momento outra reunião com um grupo menor para existir aprofundamento nos pontos necessários.

De forma geral, quero deixar como recomendação que a priori sobre essa dinâmica não se preocupe em ter muitas pessoas, pois isso é ótimo ao processo, e que fomente um ambiente confortável para que as pessoas falem o que pensam, e com o tempo, caso a dinâmica seja bem aderida pelos colaboradores, o processo vai ser aperfeiçoado e ajustado conforme a equipe, se tornando mais fluído, rápido, rico, com os números de participantes e participação ativa que considera ideal, é uma construção conforme a realidade da equipe.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software