Alguém pode dar um exemplo de como estilizar um botão chamativo de forma que ele fique centralizado na página e que pareça estar com luz em volta? Como posso fazer isso?
Alguém pode dar um exemplo de como estilizar um botão chamativo de forma que ele fique centralizado na página e que pareça estar com luz em volta? Como posso fazer isso?
Opa Luís! Tudo bem contigo?
Posso sim! Primeiro vamos separar os arquivos em 2!
Vamos separar o HTML e o CSS em arquivos diferentes para uma melhor organização. Vamos criar dois arquivos, um para o HTML (index.html
) e outro para o CSS (style.css
). Além disso, vou fornecer uma explicação mais detalhada do código.
index.html:
<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-br">
<head>
<meta charset="UTF-8">
<meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0">
<link rel="stylesheet" href="style.css">
<title>Botão Chamativo</title>
</head>
<body>
<a href="#" class="chamativo-btn">Clique Aqui</a>
</body>
</html>
style.css:
body {
display: flex;
justify-content: center;
align-items: center;
height: 100vh;
margin: 0;
background-color: #f0f0f0; /* Cor de fundo da página */
}
.chamativo-btn {
display: inline-block;
padding: 15px 30px;
font-size: 16px;
text-align: center;
text-decoration: none;
border: 2px solid #ffffff; /* Cor da borda do botão */
border-radius: 5px;
background-color: #3498db; /* Cor de fundo do botão */
color: #ffffff; /* Cor do texto do botão */
position: relative;
overflow: hidden;
transition: background-color 0.3s ease, box-shadow 0.3s ease;
}
.chamativo-btn:hover {
background-color: #2980b9; /* Cor de fundo do botão ao passar o mouse */
box-shadow: 0 0 10px rgba(0, 0, 0, 0.3); /* Efeito de luz ao redor do botão */
}
HTML (index.html
):
<head>
contém as informações do documento, como o conjunto de caracteres, a viewport e um link para o arquivo de estilo CSS.<body>
contém o conteúdo da página, que neste caso é um link (<a>
) com a classe chamativo-btn
.<link rel="stylesheet" href="style.css">
.CSS (style.css
):
body
define propriedades para o corpo da página, centralizando o conteúdo e definindo a cor de fundo..chamativo-btn
define as propriedades do botão, como tamanho, cores, borda e efeitos de transição.:hover
é usada para definir o estilo quando o mouse está sobre o botão, alterando a cor de fundo e adicionando um efeito de luz usando box-shadow
.A organização em arquivos separados facilita a manutenção e a leitura do código, especialmente em projetos maiores. Certifique-se de manter ambos os arquivos no mesmo diretório para que o HTML possa referenciar o arquivo CSS corretamente.
Nesse caso eu optei por cores mais discretas e mantive a fonte padrão do navegador mesmo, mas no seu projeto você pode aumentar ou diminuir o espaçamento interno e esterno do botão, você pode também trocar as cores geradas ao passar o mouse por cima na propriedade background-color
do seletor :hover
.
E se quiser aumentar a "Luz" em volta dele, que no caso é a borda, mude os pixels do tamanho da borda nessa propriedade border: 5px solid #ffffff;
, mude o 5px
por 10px
, ou 15px
, ou o que quiser. A cor também pode ser mudada ao substituir esse hexadecimal aqui: #ffffff
´. E sobre o arredondado da borda você pode deixar ela mais arredondada ou menos com o valor dessa propriedade aqui: border-radius: 5px;
.
Vou deixar alguns links que acho que podem lhe ajudar abaixo:
Era isso, se precisar eu estarei para ajudar em caso de dúvidas ou se o que você precisava era outra coisa.
Abraços e bons estudos.
Muito obrigado! Explicação bem completa Renan! Me ajuda demais! Valeu.
Imagina, precisando é só falar!
Abraços e bons estudos.