Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Botão

Alguém pode dar um exemplo de como estilizar um botão chamativo de forma que ele fique centralizado na página e que pareça estar com luz em volta? Como posso fazer isso?

3 respostas
solução!

Opa Luís! Tudo bem contigo?

Posso sim! Primeiro vamos separar os arquivos em 2!

Vamos separar o HTML e o CSS em arquivos diferentes para uma melhor organização. Vamos criar dois arquivos, um para o HTML (index.html) e outro para o CSS (style.css). Além disso, vou fornecer uma explicação mais detalhada do código.

index.html:

<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-br">
<head>
    <meta charset="UTF-8">
    <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0">
    <link rel="stylesheet" href="style.css">
    <title>Botão Chamativo</title>
</head>
<body>
    <a href="#" class="chamativo-btn">Clique Aqui</a>
</body>
</html>

style.css:

body {
    display: flex;
    justify-content: center;
    align-items: center;
    height: 100vh;
    margin: 0;
    background-color: #f0f0f0; /* Cor de fundo da página */
}

.chamativo-btn {
    display: inline-block;
    padding: 15px 30px;
    font-size: 16px;
    text-align: center;
    text-decoration: none;
    border: 2px solid #ffffff; /* Cor da borda do botão */
    border-radius: 5px;
    background-color: #3498db; /* Cor de fundo do botão */
    color: #ffffff; /* Cor do texto do botão */
    position: relative;
    overflow: hidden;
    transition: background-color 0.3s ease, box-shadow 0.3s ease;
}

.chamativo-btn:hover {
    background-color: #2980b9; /* Cor de fundo do botão ao passar o mouse */
    box-shadow: 0 0 10px rgba(0, 0, 0, 0.3); /* Efeito de luz ao redor do botão */
}

Explicação:

1. HTML (index.html):

• A tag <head> contém as informações do documento, como o conjunto de caracteres, a viewport e um link para o arquivo de estilo CSS.
    • O <body> contém o conteúdo da página, que neste caso é um link (<a>) com a classe chamativo-btn.
    • O link para o arquivo CSS é adicionado usando <link rel="stylesheet" href="style.css">.
  2. CSS (style.css):

• O seletor body define propriedades para o corpo da página, centralizando o conteúdo e definindo a cor de fundo.
    • .chamativo-btn define as propriedades do botão, como tamanho, cores, borda e efeitos de transição.
    • A pseudo-classe :hover é usada para definir o estilo quando o mouse está sobre o botão, alterando a cor de fundo e adicionando um efeito de luz usando box-shadow.

A organização em arquivos separados facilita a manutenção e a leitura do código, especialmente em projetos maiores. Certifique-se de manter ambos os arquivos no mesmo diretório para que o HTML possa referenciar o arquivo CSS corretamente.

Nesse caso eu optei por cores mais discretas e mantive a fonte padrão do navegador mesmo, mas no seu projeto você pode aumentar ou diminuir o espaçamento interno e esterno do botão, você pode também trocar as cores geradas ao passar o mouse por cima na propriedade background-color do seletor :hover.

E se quiser aumentar a "Luz" em volta dele, que no caso é a borda, mude os pixels do tamanho da borda nessa propriedade border: 5px solid #ffffff;, mude o 5px por 10px, ou 15px, ou o que quiser. A cor também pode ser mudada ao substituir esse hexadecimal aqui: #ffffff´. E sobre o arredondado da borda você pode deixar ela mais arredondada ou menos com o valor dessa propriedade aqui: border-radius: 5px;.

Vou deixar alguns links que acho que podem lhe ajudar abaixo:

Era isso, se precisar eu estarei para ajudar em caso de dúvidas ou se o que você precisava era outra coisa.

Abraços e bons estudos.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor marque ele como solução! ✓

Muito obrigado! Explicação bem completa Renan! Me ajuda demais! Valeu.

Imagina, precisando é só falar!

Abraços e bons estudos.