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Bolinha trava no eixo X, antes de seguir

No eixo X, ao mudar de direção a bolinha primeiro volta a posição anterior antes de seguir o caminho correto.

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var x = 20;
    var y = 20;

    var esquerda = 37;
    var cima = 38;
    var direita = 39;
    var baixo = 40;

    var taxa = 10;

    function desenhaCirculo(x, y, raio) {

        pincel.fillStyle = 'blue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }

    function limpaTela() {

        pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
    }

    function atualizaTela() {

        limpaTela();
        desenhaCirculo(x, y, 10);
    }

    setInterval(atualizaTela, 20);

    function leDoTeclado(evento) {

    var direcao = evento.keyCode;
        if (direcao == esquerda){
        x = x - taxa;
        return x;
        }
        if (direcao == direita){
        x = x + taxa;
        return x;
        }
        if (direcao == baixo){
        y = y + taxa;
        return y;
        }
        if (direcao == cima){
        y = y - taxa
        return y;
        }


    }

   document.onkeydown = leDoTeclado;

</script>
1 resposta

Andrew, tudo bem? Quando você executa a leitura do teclado graças a sua lógica você já está atribuindo o incremento / decremento as variáveis x e y. Portanto, no meu entendimento, é desnecessário utilizar o "return". Minha lógica criei um limite para que bolinha não ultrapassasse o canvas. Segue meu código.

    function leDoTeclado(evento) {

        if(evento.keyCode == esquerda && x - taxa >= 0 + raio){
            x = x - taxa;
        } else if(evento.keyCode == direita && x + taxa <= 600 - raio){
            x = x + taxa;
        }

        if(evento.keyCode == cima && y - taxa >= 0 + raio){
            y = y - taxa;
        } else if(evento.keyCode == baixo && y + taxa <= 400 - raio){
            y = y + taxa;
        }
    }

Espero ter ajudado.