1
resposta

Boas práticas

Com base em minha experiência profissional, discordo da forma como foram utilizados os eventos neste curso. Os eventos consistem em condições para a continuidade do processo e devem ser adequadamente identificados, principalmente no to be. O evento inicial deve destacar o que determina o início do processo, se esse processo se incia em um horário específico todos os dias, se ele se incia através de uma demanda, se ele se incia por uma notificação por mensageria entre várias outras possibilidades, assim, é uma boa prática a adequada identificação para que o interlocutor do documento tenha a clareza sobre o que inicia e até idetificar potenciais gargalos ou falhas que motivem seu atraso, a não identificação implica que a empresa não tem noção de como se inicia o processo. Da mesma forma o evento final deve declarar o evento que demonstra que o processo foi concluído, seja pela sua execução ideal conforme um "caminho perfeito" ou em situações não desejadas direcionadas pelos gatewais, as quais cabe ao analista a reflexão e a identificação de oportunidades de mitigação. Por fim, mas não menos importante, os eventos intermediários, que tiveram a maior deturpação na utilização, representam condições para a continuidade do processo, seja por um lapso de tempo a ser esperado ou pelo aguardo de uma mensageria ou até uma outra condição específica. Contudo, no projeto construído, todas as vezes em que foi utilizado, foi incluído no lugar de uma atividade/tarefa, não apenas pela utilização do verbo no infinitivo mas também pelo papel que exercem no fluxo. Sendo rigoroso, os eventos intermediários cabem mais dentro da descrição de rotinas de sistemas pela troca de mensagerias automatizadas ou pela pausa no processamento, uma vez que um ser humano não vai ficar parado as vezes um dia sem fazer nada aguardando o retorno de um e-mail ou um horário delimitado para dar continuidade a um processo, casos em que se encerraria o processo e se teria um novo início. Contudo são passíveis de serem adotados caso haja uma convenção na empresa, porém, além de não ter sido esclarecido isso, os casos apresentados fogem muito ao conceito idealizado para a utilização da notação.

1 resposta

Olá, Tiago. Tudo bem?

Obrigada pelo feedback e bons estudos!