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Benefícios da liderança mediadora

  1. Identifique as necessidades de quem lidera; Usualmente, quem lidera precisa de técnica (conhecimento técnico do assunto para melhor conduzir as soluções de forma mais efetiva), conhecimento de gestão de pessoas (com o objetivo de ajudá-las no trabalho, na condução e no desenvolvimento profissional), conhecimento de gestão de projetos (alinhar as metodologias de trabalho da equipe com os interesses da empresa) e mediação (gerenciamento de conflitos, para a busca de superação das dificuldades e alcance de resultados).

  2. Entenda os cenários de mediação; A mediação pode ser dar com os pares, com cuidado para não tomar partidos, o que poderia gerar mais conflito e desequilibrar o ambiente de trabalho; mediação com a equipe, algo que é esperado de um líder para o gerenciamento de conflitos e construção de um ambiente harmonioso em que as pessoas se sintam valorizadas em suas diferenças e incentivadas a atuar em equipe; e ainda a mediação com lideranças, sendo essa menos usual por nem sempre uma pessoa de um carga hierárquico inferior ter os elementos necessários para mediar conflitos de superiores, por não ter um panorama completo do conflito, causas, intenções e motivações, que é essencial nas mediações.

  3. Compreenda a relação da mediação com os resultados. Ambiente em que há uma mediação efetiva dos conflitos, possibilita que as pessoas produzam mais, melhor e em menos tempo, sendo, assim, uma técnica de produtividade. Além disso, propicia a construção de um ambiente harmônico em que as pessoas se sintam bem, valorizadas e dispostas a trabalharem em equipe. Dessa forma, a mediação também pode conseguir o máximo de produtividade de uma equipe.

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Ei, Camila! Tudo bem?

Obrigada por compartilhar sua análise com o destaque em mediação que contribui para ambientes mais produtivos e humanos. Ficou ótimo! Você trouxe uma visão completa das dimensões da liderança mediadora.

Continue explorando esses conceitos, eles são muito úteis tanto para quem lidera quanto para quem trabalha em equipe.

Quando for revisar suas anotações, tente resumir cada cenário de mediação em uma frase. Isso ajuda a fixar o conteúdo e facilita aplicar na prática.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!