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Benchmarking - Indo além de criar soluções

Bom dia, pessoal. Espero que todos estejam bem! :)

Me chamo Luiz, sou UX Writer Senior e acabei de me matricular aqui no curso de Benchmarking da Alura. Eu gostaria de bater um papo para saber até que ponto eu consigo ir com as informações que aprender aqui nesse curso.

Surgiu um desafio de criar um benchmarking mais estratégico, voltado pro mercado, e menos UX. No meu caso eu teria que trazer informações como: soluções adotadas por essas empresas concorrentes (nível global e nacional), nível de digitalização, qualidade das soluções propostas por eles, crescimento ($) dessas empresas, número de vendas etc.

Estou com muito receio de como conseguir essas infos e pelo fato de fugir um pouco de UX.

Alguém com vivência parecida para trocar figurinha? :)

Valeu, pessoal.

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Olá Luiz!

Eu adorei a sua pergunta e abertura para trocar ideias sobre. Vou compartilhar um pouco do que eu sei com você, pra trocar figurinhas!

É comum a gente fazer esse de bench mesmo sendo designer, para ficar mais perto do negócio e conseguir argumentar soluções e cenários. Com isso tive algumas experiência que posso compartilhar:

1.Empresas de capital aberto que buscam investidores para sua ações, tem o hábito de compartilhar dados públicos! Algumas fazem até lives trimestrais para compartilhar e responder perguntas sobre. Para encontrar, veja se é uma empresa de capital aberto e busque pelo relatório de resultados do trimestre. 2.Nos relatórios de resultados, algumas empresas compartilham os dados de digitalização, quanto vendem em cada canal, Isso pode te ajudar! 3.A qualidade das soluções propostas vai ser mais relativo, porque depende da sua régua de qualidade. Se a sua empresa tem desenhado um padrão de qualidade orientado a métricas ( por exemplo NPS, no caso de usuários ) você pode conseguir comparar esse dado de satisfação do usuário e entender que isso é qualidade. Um exemplo legal, é comparar a nota de avaliação na lojinha play/apple store dos seus concorrentes e cruzar com as suas! 4.O crescimento está associado aos resultados e geralmente vem em notícias de canais de investimentos, procure saber a quantidade de unidades de uma empresa. A companhe quantas unidades tem em operação, quantas abriram e, se possível, quantas fecharam. 5.Outro ponto legal de pesquisar é market share, que é a quantidade do mercado que a empresa domina! Isso ajuda a entender os concorrentes de impacto, e que você deve ter mais atenção.

Agora algumas dicas de research para você:

-Faça muita desk research! Mas foque sempre na qualidade e na fonte dos dados. -Geralmente pessoas que trabalham na área de Marketing ficam atentas a esses números, vale chamar eles para uma parceria no seu bench. -Mesma parceria pode ser feita com o pessoal de negócio, converse sobre com áreas administrativas, e fale sobre a motivação da sua pesquisa, isso pode ajudar!

Bons estudos :)