1
resposta

Benchmarking

Penso e gosto do Benchmarking funcional pois ele fornece condições de conhecermos boas práticas que estão dando certo em outras empresas, independente de ser concorrente ou não. Assim, podemos inovar. Vocês concordam que o Benchmarking funcional se confunde com o colaborativo?

1 resposta

Olá, Carmen! Tudo bem?

O benchmarking funcional e o benchmarking colaborativo são dois tipos diferentes de benchmarking, mas podem ser complementares em algumas situações. O benchmarking funcional se concentra em identificar e adotar as melhores práticas de outras empresas, independentemente de serem concorrentes diretos ou não. Já o benchmarking colaborativo envolve a colaboração entre empresas para compartilhar conhecimentos e experiências.

Embora os dois tipos possam ter objetivos semelhantes, eles diferem na abordagem. No benchmarking funcional, você pode buscar inspiração em empresas de diferentes setores para inovar e melhorar suas práticas internas. Já no benchmarking colaborativo, você pode buscar parcerias e trocar informações com empresas do mesmo setor para resolver problemas em comum.

Por exemplo, se você estiver buscando melhorar a gestão de talentos em sua empresa, o benchmarking funcional pode ajudá-la a identificar boas práticas de outras empresas, independentemente do setor em que atuam. Já o benchmarking colaborativo pode ser útil se você quiser compartilhar experiências e aprender com outras empresas do mesmo setor sobre como lidar com desafios específicos da área de RH.

Portanto, eles podem sim ser confundidos, dependendo do objetivo e do contexto.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software