Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se
Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se

Banco de dados no 360 view

Vi que normalmente o Banco de Dados não é colocado como algo importante para o usuário, mas sem um banco de dados as informações de um usuário ao fazer seu cadastro e até mesmo históricos de navegação/uso seriam perdidos, não? Pensando por esse lado, podemos colocar o banco de dados no círculo de desejabilidade? Afinal, nenhum usuário quer colocar suas informações toda vez que for usar um site ou aplicativo.

1 resposta

Oi Marina,

Na verdade isso depende muito do contexto do site ou app. As vezes você pode permitir que as pessoas usem seu site ou app para consulta e busca. Num segundo momento, você pode fazer a implementação da parte de banco de dados.

O banco de dados é importante para o cadastro da pessoa no site, mas não para o histórico de navegação. Quem salva o histórico é o navegador da própria pessoa. O máximo que existe de rastreio de navegação é quando o Google Analytics é usado para rastrear o acesso das pessoas. Mas ele não grava dados para identificar quem está fazendo isso (para saber ip ou reconhecer a pessoa). Por isso que depende do contexto do app ou site e do que é mais importante para evolução do produto.

Além disso, o que importa para o usuário é se o produto ou serviço vai resolver um problema que ele tem. E não "como" ele vai resolver isso. Por isso que o banco de dados não é colocado como importante para o usuário.

Entendeu?

Abraços.