Boa tarde Irisvanda!
O backlog da sprint precisa ser respeitado. Mais importante que isso, os papéis precisam ser respeitados, o do P.O. (Product Owner), o do Scrum Master o do Time.
Quando você diz: "o cliente muda tudo a hora que quer"; isto está vindo de uma única pessoa ou de um grupo?
Se você olhar lá no Scrum Guide, na seção do Product Owner tem escrito isso:
"O Product Owner é a única pessoa responsável por gerenciar o Backlog do Produto."
"O Product Owner é uma pessoa e não um comitê."
"Para que o Product Owner tenha sucesso, toda a organização deve respeitar as decisões dele(a)."
Essa última afirmativa vale tanto para a área de negócio quanto para a área de TI.
Não faz sentido alocar horas da sprint para discutir ou alterar o backlog; a sprint é para construir o que foi definido.
Não é que seja possível ou não manter uma Sprint com o backlog sem alterações, é fundamental.
Tudo em Métodos Ágeis é prático! O Manifesto Ágil veio justamente para desconstruir muitas teorias extensas e práticas burocráticas que não levavam a bons resultados.
É fundamental que a gerência funcional entenda que o poder não está mais nas mãos dela.
Uma das coisas fundamentais de metodologia ágil é o empoderamento da equipe. Quem diz o que fazer é o P.O., que diz como fazer é a equipe.
Não faz sentido querer alterar aquilo que o P.O. definiu; também não faz sentido interferir na forma como o time de desenvolvimento deve trabalhar. O time de desenvolvimento é auto organizado, as pessoas é que sabem como trabalham melhor e de maneira mais produtiva.
Talvez o grande problema da tua empresa seja o Scrum Master não estar conseguindo cumprir seu papel, seja por falta de habilidade, seja por resistência das pessoas, ou simplesmente falta de compreensão das coisas.
"O Scrum Master é responsável por promover e suportar o Scrum como definido no Guia Scrum. O Scrum Master faz isso ajudando todos a entenderem a teoria, as práticas, as regras e os valores do Scrum."