Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Automatizar para economizar energia

Gostaria de discutir um pouco essa questão do automatizar tarefas com o treino. É notório que isso acontece, o fato de dirigirmos é um exemplo bem claro, mas me questiono sobre essa questão da economia de energia.

Vou inclusive me permitir colocar em pauta por saber que a Priscila pratica Yoga e Meditação.

A meditação treina muito que estejamos sempre no momento presente, que observemos o que estamos fazendo, que tenhamos consciência plena. Como fica esse ensinamento quando pensamos no "automatizar para economizar energia". Significa que se estamos realmente conscientes do que estamos fazendo, nosso gasto energético é maior? Ou seja, vivendo de forma a estar sempre no presente, gasto mais energia do que deveria?

3 respostas

Oi Ana,

Excelente reflexão.

Entendo que com a habituação (um exemplo de aprendizagem não associativa em que ocorre uma diminuição automática na intensidade de uma resposta a um estímulo repetitivo, fraco, sem consequências sérias, que permite, por exemplo, ignorar estímulos como ruídos). o nível de energia investido diminua, ainda que pratiquemos a atenção plena.

Te respondi isso com uma reflexão que fiz sobre como lido com a questão, totalmente empírica. =)

Priscila,

Obrigada pelo retorno. A ideia era realmente discutir o assunto para que saibamos como agir de forma mais assertiva, complementando e não confrontando linhas de pensamento (penso que de tudo podemos tirar algo bom, basta refletirmos sobre rsrs)

Entendo a automatização para economia de energia partindo do mecanismo básico de aprendizagem (1º não nem sei que não sei; 2º tomo consciência de que não sei; 3º aprendo e aí sei sei que sei e, 4º e último, com treinamento e hábito nem sei mais que sei, afinal já automatizei).

O exemplo clássico, para mim é o ato de dirigir: de início tenho o desgaste de aplicar todo o aprendizado dos movimentos necessários para o carro se movimentar corretamente e eu não causar nenhum acidente, somado ao observar o que acontece a minha volta, os outros veículos, pedestres e toda movimentação do trânsito. Meu desgaste é bem alto.

Com o tempo eu automatizo os movimentos para que o carro se movimente corretamente (a habituação), porém a atenção no trânsito precisa se manter. Meu desgaste diminui pela automação de movimentos, mas a atenção ao trânsito precisa ser plena para que eu não cause nenhum um acidente.

Você entende que este meu entendimento é correto? Na sua opinião é este mesmo o caminho?!

Um grande abraço

solução!

Oi Ana,

Concordo contigo, somando ideias podemos criar novos horizontes. =)

O seu exemplo de dirigir (automatizar o processo de dirigir em si) e a atenção plena para evitar problemas faz todo sentido. Ainda que algo sseja automatizado, a atenção se faz presente e necessária. Acredito que o seu raciocínio está correto sim. =)

Forte abraço! ^^