Depois de refletir sobre os tópicos anteriores, concluo sobre a importância do autoconhecimento e da sinceridade para com nossos planos e, principalmente limites, para conseguirmos chegar em algum Objetivo dentro do prazo que nos colocamos ou nos colocam. Por exemplo, fui diagnosticado TDAH há alguns anos, 7 para ser mais exato. Não me cuidei por achar que era 'balela'. Uso essa palavra porque era exatamente a que eu usava. Em algum momento percebi que eu era relapso em ambientes com prazos e tarefas bem definidas, não por vontade, mas por não conseguir, aumentando a ansiedade e viver justificando esse "meu jeito". Isso foi me deixando frustrado por não conseguir terminar aquilo que me propunha ou se terminava não tinha a qualidade que eu me cobrava, mesmo tentando focar. Voltei a me cuidar, a fazer acompanhamento psiquiátrico e psicológico e percebi uma mudança brutal no meu comportamento frente a tarefas e prazos. Se antes eu acreditava fielmente que não gostava de trabalhos que exigem concentração e exercícios repetitivos, hoje eu gosto de cumprir as metas com paciência e tranquilidade, ou seja, minha produtividade melhorou. Por isso digo, o autoconhecimento e respeito por nossos limites podem tirar a gente de uma zona de conforto ilusória e nos apresentar uma realidade mais bonita e útil diante dos obstáculos, sem ficar dando desculpas.