1
resposta

Autoanálise

Durante a minha vida acadêmica, morei com diversas pessoas, para dividir gastos, não ficar sozinha, e a comunicação era sempre muito dificil. Isso porque a comunicação não depende só da forma que a gente se comporta mas também a compreensão do outro. Lembro de uma situação, em que precisei chamar atenção de outras pessoas da casa por conta de algo chato que aconteceu. Uma dessas pessoas, distorceu tudo o que eu havia falado e por mais que eu explicasse detalhadamente que não era o que ela tinha entendido, ela tomou a verdade dela como absoluta e não quis saber de entender o que realmente aconteceu. Fiquei me sentindo culpada e chateada, mesmo todas as outras pessoas envolvidas vindo me falar que ela estava errada e que todos tinham entendido o que eu havia falado. Sempre tento tomar muito cuidado ao me expressar para que o recado seja dado de maneira clara, assertiva e sem ofender ninguém.

1 resposta

Olá Beatriz, tudo bem?

Obrigado por compartilhar sua resposta conosco.

No caso específico que você citou, caso algo parecido se repita, é importante não se sentir culpada ou responsável pela distorção da mensagem. Você tomou medidas para comunicar claramente sua preocupação e outros indivíduos entenderam sua mensagem corretamente. Às vezes, as pessoas podem escolher interpretar as coisas de maneiras diferentes por várias razões, incluindo crenças e experiências pessoais. A melhor coisa a fazer nessas situações é se concentrar no que pode ser feito para melhorar a comunicação no futuro e evitar culpar a si mesma ou aos outros.

Parabéns por responder à atividade e continue assim.

Se essa resposta te ajudou, por favor,

marcar como solucionado ✓. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software