1
resposta

Autoanálise

Um colega de trabalho pediu para ajudá-lo a encontrar uns pertences pessoais dele na empresa. Eu procurei e não encontrei e falei que iria tentar procurar novamente e usei a expressão "oremos", o que no meu intuito eu quis dizer para termos fé que iríamos conseguir achar. Ele já interpretou como um deboche e descaso com a perda dele. Ele não falou diretamente para mim a sua interpretação, mas comentou com terceiros e eu fiquei sabendo. Como não temos uma ligação tão próxima, não deveria ter usado essa expressão que uso comumente. Poderia ter falado: Tenhamos fé e vamos achar. As vezes um pequena descuido com a fala, pode gerar uma intepretação ruim, como nesse caso.

1 resposta

Oi Patrícia!

É isso mesmo, que bacana que você tenha feito essa autoanálise. A comunicação é um aspecto fundamental do ser humano, mas também possui algumas desvantagens, como a ambiguidade. Por isso estarmos atentos a conotação das palavras de acordo com as circunstâncias e pessoas é importante, pois a partir desse ponto podemos compreender melhor modos de nos expressar de forma clara e eficaz de acordo com as nossas intenções.

Bons estudos ;)