Olá Rafael. Como vai?
Você está certíssimo de querer tentar.
Não tenho muito conhecimento sobre o assunto quando se trata do TEA. Mas eu acredito fortemente que a comunicação deve se adaptar a quem você é e não o contrário. Então vamos lá =)
A questão de criar sintonia com as pessoas ouvintes vai muito além de manter contato visual. Se há dificuldade com um ou outro ponto, é bacana lembrarmos que temos outro conjunto que podemos usar:
- Treinar com pessoas conhecidas para receber feedbacks e se sentir mais preparado.
- Linguagem corporal, como nosso corpo como um todo se comporta;
- A maneira como o discurso é desenvolvido, utilizando o storytelling, por exemplo;
- Conhecer o perfil das pessoas ouvintes.
A comunicação, no meu entender, deve refletir quem somos e isso significa que podemos escolher outros caminhos além daquelas que as pessoas consideram como "boa apresentação". Então, se você tiver a oportunidade de treinar pequenas palestras: encontre qual é sua voz, seu perfil, seus pontos positivos que podem te trazer vantagens na mensagem que quer passar nas apresentações. Comece com algo que você goste e tenha conhecimento e que todos saibam que é uma experimentação. Erros podem e devem acontecer.
Uma coisa que funciona para mim é entender como o processo comunicacional se dá, se for algo que você possa/queira fazer, dá uma procurada no Google Scholar.
Rafael, espero ter ajudado e que os colegas também possam contribuir com seu tópico.
Abraços.
Se esta resposta te ajudou, Rafael, por favor,
marque como solução ✓. Bons estudos.