Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Autismo, olhar e voz

Sou autista e tenho muita dificuldade em manter contato visual e acho a minha voz robótica (na falta de um termo melhor) e sei que terei problemas com isso.

Alguém teria sugestões sobre como posso lidar com esses problemas? Uma coisa é se comportar com amigos e família, outra é com muitas pessoas desconhecidas. Comecei a planejar algumas palestras como exercício, mas não faço ideia de como lidar com isso em uma apresentação em um ambiente de trabalho.

Talvez alguém pense "então não faça palestras, ora!", mas eu realmente gostaria de tentar.

2 respostas
solução!

Olá Rafael. Como vai?

Você está certíssimo de querer tentar.

Não tenho muito conhecimento sobre o assunto quando se trata do TEA. Mas eu acredito fortemente que a comunicação deve se adaptar a quem você é e não o contrário. Então vamos lá =)

A questão de criar sintonia com as pessoas ouvintes vai muito além de manter contato visual. Se há dificuldade com um ou outro ponto, é bacana lembrarmos que temos outro conjunto que podemos usar:

  • Treinar com pessoas conhecidas para receber feedbacks e se sentir mais preparado.
  • Linguagem corporal, como nosso corpo como um todo se comporta;
  • A maneira como o discurso é desenvolvido, utilizando o storytelling, por exemplo;
  • Conhecer o perfil das pessoas ouvintes.

A comunicação, no meu entender, deve refletir quem somos e isso significa que podemos escolher outros caminhos além daquelas que as pessoas consideram como "boa apresentação". Então, se você tiver a oportunidade de treinar pequenas palestras: encontre qual é sua voz, seu perfil, seus pontos positivos que podem te trazer vantagens na mensagem que quer passar nas apresentações. Comece com algo que você goste e tenha conhecimento e que todos saibam que é uma experimentação. Erros podem e devem acontecer.

Uma coisa que funciona para mim é entender como o processo comunicacional se dá, se for algo que você possa/queira fazer, dá uma procurada no Google Scholar.

Rafael, espero ter ajudado e que os colegas também possam contribuir com seu tópico.

Abraços.

Se esta resposta te ajudou, Rafael, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.

Muito obrigado pela resposta.

Gostei especialmente dessa parte: "Mas eu acredito fortemente que a comunicação deve se adaptar a quem você é e não o contrário"

Abriu meus olhos pra algumas coisas. Vou me esforçar.

Novamente: muito obrigado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software