Siceramente. Estou conhecendo a alura agora e as aulas são muito ruins. Os instrutores passam apenas o que tem que fazer para dar certo e nao explicam o conhecimento envolvido no assunto. Realmente muito decepcionado.
Siceramente. Estou conhecendo a alura agora e as aulas são muito ruins. Os instrutores passam apenas o que tem que fazer para dar certo e nao explicam o conhecimento envolvido no assunto. Realmente muito decepcionado.
Olá, Marcio!
Agradeço pelo feedback e estou à disposição aqui para ajudar em sua jornada de aprendizado. Pode contar sempre conosco, aqui na Alura. Entendo que a frustração pode surgir quando sentimos que o conteúdo não está sendo explicado de forma clara e detalhada. O aprendizado de conceitos como a passagem de parâmetros em scripts no Linux pode ser desafiador.
Temos conteúdos variados aqui na plataforma com diferentes níveis de detalhamento. Recomendo a formação "Começando em Linux" - https://cursos.alura.com.br/formacao-comecando-linux - para um mergulho mais aprofundado no tema.
No caso específico da atividade sobre a passagem de parâmetros em scripts, a ideia é que você aprenda a criar scripts que podem receber argumentos ao serem executados, permitindo que você automatize tarefas de forma mais flexível. Por exemplo, no script que você está desenvolvendo, você pode passar o nome do arquivo de saída e os arquivos que deseja compactar diretamente na linha de comando, sem precisar modificar o script em si toda vez que quiser compactar arquivos diferentes.
Aqui está um exemplo prático de como isso pode ser útil:
Imagine que você tem vários arquivos de texto em diferentes diretórios que gostaria de compactar em um único arquivo .tar.gz. Em vez de editar o script toda vez que quiser compactar arquivos diferentes, você pode simplesmente executar o script com os novos arquivos como parâmetros:
./compactador novo_arquivo.tar.gz /caminho/para/arquivo1.txt /caminho/para/arquivo2.txt
O script então cria um arquivo compactado chamado novo_arquivo.tar.gz
contendo arquivo1.txt
e arquivo2.txt
.
Se você sentir que precisa de mais informações sobre como cada parte do script funciona ou sobre conceitos específicos, pode ser útil complementar o aprendizado com materiais adicionais, como documentações, tutoriais ou até mesmo fóruns de discussão onde você pode fazer perguntas mais específicas.
Bons estudos!
Concordo plenamente! Os assuntos são "jogados" na cara do aluno sem que nenhuma base anterior venha sendo construída. A impressão é de que o instrutor tem que cobrir o maior número de assuntos possível no menor tempo que ele conseguir. Isso, talvez, explique o fato de as aulas serem tão curtas. Infelizmente, isso se trata de uma questão cultural, porque ninguém quer horas assistindo a um vídeo que não seja de uma série ou filme favorito e a Alura tá fazendo o papel dela: vender curso. Não consigo acreditar que um curso introdutório de Linux já aborde shell script já nas primeiras aulas, sem nem sequer sugerir ao aluno que veja um curso de lógica de programação antes. Pra chegar no shell script, seria muito interessante o aluno conhecer os comandos mais básicos de manipulação de arquivos e diretórios, alguma noção de regex, redirecionamento de saída de comandos, stdin, stdout, filtro de texto... Existem dois cursos gratuitos e bem introdutórios de Linux (Linux Unhatched e Linux Essentials) no portal Cisco Netacad que abordam de forma bem gradativa todos os conceitos essenciais pra se chegar a shell script, de forma que o aluno vai se familiarizando aos poucos com esse sistema operacional. Estou no primeiro curso da Alura e estou com muito medo de ter feito um investimento tão caro em vão. Espero que os cursos de programação e bancos de dados sejam mais bem estruturados do que esse de Linux.