Siceramente. Estou conhecendo a alura agora e as aulas são muito ruins. Os instrutores passam apenas o que tem que fazer para dar certo e nao explicam o conhecimento envolvido no assunto. Realmente muito decepcionado.
Siceramente. Estou conhecendo a alura agora e as aulas são muito ruins. Os instrutores passam apenas o que tem que fazer para dar certo e nao explicam o conhecimento envolvido no assunto. Realmente muito decepcionado.
Olá, Marcio!
Agradeço pelo feedback e estou à disposição aqui para ajudar em sua jornada de aprendizado. Pode contar sempre conosco, aqui na Alura. Entendo que a frustração pode surgir quando sentimos que o conteúdo não está sendo explicado de forma clara e detalhada. O aprendizado de conceitos como a passagem de parâmetros em scripts no Linux pode ser desafiador.
Temos conteúdos variados aqui na plataforma com diferentes níveis de detalhamento. Recomendo a formação "Começando em Linux" - https://cursos.alura.com.br/formacao-comecando-linux - para um mergulho mais aprofundado no tema.
No caso específico da atividade sobre a passagem de parâmetros em scripts, a ideia é que você aprenda a criar scripts que podem receber argumentos ao serem executados, permitindo que você automatize tarefas de forma mais flexível. Por exemplo, no script que você está desenvolvendo, você pode passar o nome do arquivo de saída e os arquivos que deseja compactar diretamente na linha de comando, sem precisar modificar o script em si toda vez que quiser compactar arquivos diferentes.
Aqui está um exemplo prático de como isso pode ser útil:
Imagine que você tem vários arquivos de texto em diferentes diretórios que gostaria de compactar em um único arquivo .tar.gz. Em vez de editar o script toda vez que quiser compactar arquivos diferentes, você pode simplesmente executar o script com os novos arquivos como parâmetros:
./compactador novo_arquivo.tar.gz /caminho/para/arquivo1.txt /caminho/para/arquivo2.txt
O script então cria um arquivo compactado chamado novo_arquivo.tar.gz
contendo arquivo1.txt
e arquivo2.txt
.
Se você sentir que precisa de mais informações sobre como cada parte do script funciona ou sobre conceitos específicos, pode ser útil complementar o aprendizado com materiais adicionais, como documentações, tutoriais ou até mesmo fóruns de discussão onde você pode fazer perguntas mais específicas.
Bons estudos!