3
respostas

AULA 1 EXERCÍCIO 4

Proposta do Exercício

Um arquivo fonte Java deve sempre ter a extensão .java, ou o compilador o rejeitará. Além disso, existem algumas outras regras na hora de dar o nome de um arquivo Java. Experimente gravar o código deste capítulo com OutroNome.java ou algo similar. Compile e verifique o nome do arquivo gerado. Como executar a sua aplicação?

Bom minha dúvida é que a proposta do exercício é alterar o Antigo nome do Arquivo com OutroNome.java, aí o nome ficará diferente da minha classe, no meu caso ocorreu erro e não encontrou a classe.

Alterei o nome da Classe também, para que pudesse compilar.

Não ficou muito claro se existe outra forma de compilar onde, o Nome do Arquivo seja diferente do nome da Classe Principal.

3 respostas

Oi Regis, tudo bom?

Na verdade, a proposta é mostrar que tendo um arquivo HelloWorld.java , com o conteudo:

public class OutroNome {
    System.out.println("Testando classe diferente do arquivo");
}

Ao compilar:

javac HelloWorld.java

O resultado será um arquivo chamado OutroNome.class !

Isso porque, em java, ao compilar um arquivo.java o resultado é sempre um arquivo .class com o nome da classe não do arquivo.

Por isso o padrão na linguagem é que o o nome do arquivo seja sempre o nome da classe =)

Ou seja, no nosso caso onde o nome do arquivo é diferente do nome da classe, para compilar e executar teriamos que fazer algo como:

javac HelloWorld.java // gera o arquivo OutrNome.class
java OutroNome // executa a classe dentro de HelloWorld.java

De qualquer forma, se você quiser, pode sugerir uma melhoria para esse exercicio aqui =)

Abraço!

Acho que falta clareza quanto ao objetivo proposto. Na realidade, acho que estas questões poderiam estar como uma parte teórica. Fazendo os exercícios percebi a questão do padrão na nomenclatura e fiquei com a sensação de que perdi alguma aula. E isto não aconteceu

class OutroNome { public static void main(String[] args) { System.out.println("Primeira LInha! \n Segunda Linha" );

} }