Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Aula 06 - Configurando um servidor DNS

Um servidor DNS deve ter conhecimento dos nomes de IP das máquinas, não somente das internas, mas das externas, quando colocamos definimos por padrão o servidor DNS da rede a uma máquina interna da nossa rede, não podemos pecar em reconhecer as URL externas, tipo, para usuários leigos, a recomendação sempre será usar o DNS da Google (8.8.8.8 / 8.8.4.4), pois este DNS sempre estará alinhado com as URL's que o mercado terá.

Desta forma, tem como usar em novo servidor de DNS (próprio) algum que mescle o conhecimento que o próprio Google já tem, meio que com a adaptação dos IP's que a nossa rede local acha necessário ou necessitar adaptar/redirecionar?

3 respostas

usando o BIND (Berkeley Internet Name Domain)

solução!

Olá, Daniel!

Configurar um servidor DNS próprio e personalizado é uma ótima ideia para ter mais controle sobre o redirecionamento de URLs na sua rede local. Cada servidor DNS tem sua própria base de dados e é responsável por resolver os nomes de domínio em endereços IP.

Você pode configurar o seu servidor DNS para encaminhar as consultas que ele não consegue resolver para outro servidor DNS, como o da Google. Dessa forma, quando o seu servidor DNS não tiver conhecimento sobre um determinado nome de domínio, ele encaminhará a consulta para o servidor DNS da Google, que provavelmente terá a informação necessária.

Para fazer isso, você precisa configurar o seu servidor DNS para utilizar o servidor DNS da Google como um "forwarder". Essa configuração pode variar dependendo do software de servidor DNS que você está utilizando, mas geralmente envolve a adição de uma entrada de forwarder no arquivo de configuração do servidor DNS.

Por exemplo, se você estiver usando o BIND como servidor DNS, você pode adicionar as seguintes linhas ao arquivo named.conf:

forwarders { 8.8.8.8; 8.8.4.4; };

Essas linhas direcionam as consultas não resolvidas pelo seu servidor DNS para os servidores DNS da Google.

Lembre-se de consultar a documentação do seu servidor DNS específico para obter instruções detalhadas sobre como configurar um forwarder.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Bom dia, eu tentei adicionar um registro na Zona de regristo onde está o meu dominio(Locaweb) porem o power bi pede para configurar com o nome do TXT para @ e o Locaweb só permite conter letras, números ou os caracteres: ".", "-" ou "_", o meu regristo não funciona, acredito que seja por isso, o que devo fazer? sem isso não consigo controlar a conta como administrador. Obs: já fiz o registro tem mais de 24h e até agora não consegui confirmar que o dominio é meu.