Caso exista um atributos multivalorado que tenha cardinalidade N, eu não sei quantos podem ser no máximo. Como modelar isso no modelo lógico ?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Caso exista um atributos multivalorado que tenha cardinalidade N, eu não sei quantos podem ser no máximo. Como modelar isso no modelo lógico ?
Oi, Isabela! Como você está?
Perdão pela demora em te responder.
Uma forma para você demonstrar os atributos multivalorados do modelo conceitual para o lógico é pela criação de novas entidades. Dessa forma, será criado uma tabela para mapear os N números de telefones que um cliente possa a vir a ter.
Tomando o exemplo do Clube do Livro: ele mostra dois telefones - e, para o atributo que há mais de 1 em seu valor de cardinalidade, podemos trocar para N. Portanto, ao transformar do modelo conceitual para o lógico, criaremos uma nova entidade: a TELEFONE. Ela estará representada desta forma:

Com base no exemplo acima, é possível interpretar que cada cliente pode possuir no mínimo 0 e no máximo N (vários) números de telefone – já que é multivalorado. Em contrapartida disso, cada telefone pode pertencer a um cliente, no mínimo, e, no máximo um – pois é algo singular e pessoal de cada cliente.
Espero ter ajudado.
Se outra dúvida surgir, estou à disposição. :)
Abraços e bons estudos!