1
resposta

Atributos multivalorados que podem ser N no modelo lógico

Caso exista um atributos multivalorado que tenha cardinalidade N, eu não sei quantos podem ser no máximo. Como modelar isso no modelo lógico ?

1 resposta

Oi, Isabela! Como você está?

Perdão pela demora em te responder.

Uma forma para você demonstrar os atributos multivalorados do modelo conceitual para o lógico é pela criação de novas entidades. Dessa forma, será criado uma tabela para mapear os N números de telefones que um cliente possa a vir a ter.

Tomando o exemplo do Clube do Livro: ele mostra dois telefones - e, para o atributo que há mais de 1 em seu valor de cardinalidade, podemos trocar para N. Portanto, ao transformar do modelo conceitual para o lógico, criaremos uma nova entidade: a TELEFONE. Ela estará representada desta forma:

Recorte de captura de tela do programa brModelo, em que há duas relações: “CLIENTE” e “TELEFONE”. Elas estão ligadas, com a ponta da seta apontando de “CLIENTE” para “TELEFONE”. Os atributos da relação “CLIENTE” são “cod_cliente”, que é a chave primária, “nome”, “email”, “rua”, “bairro”, “cidade” e “estado”. Já na relação “TELEFONE” há três atributos: “cod_telefone”, que é a chave primária, “cod_cliente”, que é a chave estrangeira e o atributo “telefone”. Há duas cardinalidades: ao lado direito de “CLIENTE”, 1,1, e ao lado esquerdo de “TELEFONE”, 0, n.

Com base no exemplo acima, é possível interpretar que cada cliente pode possuir no mínimo 0 e no máximo N (vários) números de telefone – já que é multivalorado. Em contrapartida disso, cada telefone pode pertencer a um cliente, no mínimo, e, no máximo um – pois é algo singular e pessoal de cada cliente.

Espero ter ajudado.

Se outra dúvida surgir, estou à disposição. :)

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software