Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Atendimento de cocriação

Olá tudo bem?

Sobre esta aula eu fiquei em duvida quanto ao tipo de relacionamento com o cliente Atendimento de cocriação, onde foi usado o Youtube como exemplo.

Neste caso, nao houve nenhum atendimento ao cliente, pra mim fica parecendo mais com um Segmento de cliente multilateral.

Podem me explicar melhor a diferença entre os dois por favor?

1 resposta
solução!

Marco, no relacionamento de cocriação, a empresa incentiva o "usuário" a criar conteúdo para outro "usuário", por isso, o exemplo, do YouTube. Nesse caso, há incentivos por parte do Google para os canais com melhores divulgações de conteúdos (financeiramente), sem contar os demais mecanismos para dar relevância ao material produzido. Se aproxima bastante do conceito de atendimento multilateral, contudo, acredito e posso está equivocado, claro, que na relação cliente multilateral, empresa relaciona-se com cliente (Empresa->Cliente) e essa relação cria vínculos com outros clientes, a partir do valor que ela produziu. Exemplo: Na final do Super Bowl, devido ao grande número de expectadores (Empresa->Clinte), patrocinadores pagam absurdos para fazerem anúncios (Empresa->outro cliente), Já na cocriação, ela cria o valor com cliente (Empresa->Cliente), e incentiva esse cliente a criar o valor para outros clientes (Clientes->Clientes), por exemplo, a Amazon incentiva seus usuários a escreverem resumos de seus livros para outros usuários.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software