3
respostas

Até que ponto insistir em algo que não depende somente de nós?

Se uma pessoa depende de um sistema para emitir um relatório e a T.I não consegue ajudá-la a curto prazo, o que realmente ela pode fazer se tudo hoje é computadorizado, pelo menos com relação à relatórios?! Será que vale à pena ela de repente pegar todas as informações via papel e buscar fazer "na unha" o relatório? Não gastaria muito tempo? Temos que pensar também que às vezes essa necessidade de achar uma solução para se mostrar proativa, pode fazer com que você não faça outra coisa que esteja ao seu alcance e gaste energia em algo que, assim que a T.I resolver, será muito mais rápido. Às vezes a frase "Não posso fazer nada" é uma verdade que precisa ser respeitada.

3 respostas

Oi Fabiana,

Concordo com o seu relato e sei que situações assim são rotineiras.

Mas como será que a pessoa que ouve o "Não posso fazer nada" vai se sentir. Vejo essa questão da perspectiva da Comunicação não violenta porque veio à minha mente essa questão. Talvez dizer "Não posso fazer nada porque dependo de X, Y e Z...Sem isso não é possível" soe melhor.

Desculpe-me se desviei do foco que você apresentou, mas senti a necessidade de falar sobre isso. Concordo que não dá para tentarmos abraçar o mundo para tentarmos ser proativos, minha única questão é que se apresentarmos subsídios que embasem o nosso comportamento, melhor será nossa relação com os outros.

Faz sentido? =)

Fabiana, tudo bom?

Você tem que achar alternativas, certo? Então fazer na mão talvez seja realmente uma delas. Quando as pessoas entenderem que seu tempo está sendo mal gasto com isso vão priorizar para que TI resolva.

Lembre-se sempre que o importante é você não se acomodar.

Fabiana, entendo perfeitamente sua colocação, é algo muito comum na empresa que trabalho, aliás no setor onde trabalho todo relatório tem que ser feito a unha e não fazer determinado relatório não é uma opção. Claro que sempre pensamos no tempo desnecessário que estamos gastando mas aprendi que reclamar constantemente não ajuda, se é algo necessário tem que ser feito e ponto. No caso da minha empresa a TI tem outras prioridades, que deve ser o caso da sua também. Então acho importante levantar essa lebre com um outro olhar, esse relatório é essencial? se é essencial pq não foi automatizado ainda? gastamos x tempo fazendo isso que poderia ser feito em x tempo, a redução do tempo que gastamos não geraria uma economia maior do que o recurso que seria o gasto na automação? Pode ser que não seja um relatório necessário, eu já fiz minha cota de relatórios q ninguém lê, pode ser que seja caro automatizar, ou pode ser que concordem com você e isso passe a ser uma prioridade.