Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

até que ponto faz sentido "não se preocupar com banco de dados no início do projeto"?

Trazendo aquela ideia do Uncle Bob de "não se preocupar com banco de dados no início do projeto", uma das alternativas é ficar utilizando repositório em memória, mas dessa forma precisamos ficar criando relacionamento entre entidades na mão, e surgem muitos bugs por causa disso.

até que ponto faz sentido "não se preocupar com banco de dados no início do projeto" e será que vale a pena ficar perdendo tempo resolvendo bugs de relacionamento em repositório de memória (que no fim nem vai ser utilizado no projeto) ? O que pensa sobre isso?

1 resposta
solução!

Oi Arthur,

Na realidade a ideia não seria "simular" um banco de dados, mas sim ignorar a parte de persistência num primeiro momento.

Se o modelo do clean architecture for seguido é possível implementar a camada de domínio da aplicação, focada em regras de negócio, sem se preocupar com frontend, banco de dados, etc., pois nessa camada esse tipo de código não entra.

E posteriormente, quando for decidido qual mecanismo e tecnologias de persitência utilizar, aí sim seria o momento de escrever o código da camada de infra.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software