Meu questionamento é o seguinte, em um ambiente real até que ponto vale apena se preocupara em detalhar os tratamentos de erros, visto que um hacker pode usar os tratamentos que eu mesmo dei para montar uma superficíe de ataque
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Meu questionamento é o seguinte, em um ambiente real até que ponto vale apena se preocupara em detalhar os tratamentos de erros, visto que um hacker pode usar os tratamentos que eu mesmo dei para montar uma superficíe de ataque
Oii, João! Tudo bem?
Passando aqui para complementar o excelente questionamento que você levantou. Essa é uma preocupação muito válida e que diferencia profissionais júnior de profissionais sênior focados em segurança.
Em cenários reais de mercado, adotamos a regra de ouro: mensagens amigáveis para quem consome a API, mas detalhes técnicos restritos aos logs internos.
catch, o erro original completo, junto com o stack trace, deve ser enviado para uma ferramenta de monitoramento ou salvo em arquivos de log do servidor. Dessa forma, a equipe de engenharia consegue debugar o problema rapidamente sem expor nenhuma vulnerabilidade para a internet.Validações como a verificação do CastError apenas confirmam que o formato do parâmetro não atende ao esperado pelo Mongoose. Por si só, isso não representa uma brecha grave, mas para blindar a API contra explorações maliciosas, combinamos essa estratégia com:
O detalhamento das mensagens serve para guiar o uso legítimo da aplicação, enquanto a segurança de infraestrutura fica totalmente garantida mantendo os detalhes técnicos confinados no servidor.
Você já passou por alguma situação em projetos reais onde precisou ajustar o nível de detalhe de um erro para evitar expor dados sensíveis?