Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

As implantações pontuais de Kanban e Métodos Ágeis podem transformar a cultura de uma empresa ?

insira seu código aqui

insira seu código aqui
5 respostas
solução!

Antonio, tudo bom?

Sim, podem. Mesmo em pleno 2020 muitas empresas têm certo receio de aderir à metodologias ágeis, primeiro pq "sempre fizeram assim" e segundo pq o Ágil precisa de uma mudança na cultura da organização.

Quando essa mudança não vem da alta gerência (de cima para baixo) cabe aos colaboradores mostrarem as vantagens da implementação do Ágil. Seja no RH com o uso de Kanban, seja no departamento de TI com a adoção do Scrum.

Esses pequenas experiências tendem a motivas as pessoas e "contaminar" outros departamentos, e com o tempo chamar a atenção dos líderes. Esses passam a ver o valor do Ágil e decidem implementar de forma corporativa.

Mas, pela sua experiência é possível conviver em ambiente híbrido por médio prazo ??

Antonio, sim. É possível, até pq as interfaces entre as áreas acabam sendo as entregas.

Então, se pensarmos na implantação de métodos ágeis, deve-se preferir iniciar por áreas de negócios, ou seja, àquelas que fazem entregas para clientes finais a áreas de backoffice. Está certo meu entendimento?

Antonio, tudo bem?

Como a implantação nesse contexto não é estratégica, não parte da corporação e sim de iniciativas, é difícil falar onde vai começar. Se há uma estratégia e a possibilidade de seleção de onde vamos começar a rodar o Ágil ainda tem a questão da natureza do seu negócio.

Mesmo sendo um método de sucesso devemos levar em conta o risco, geralmente envolvendo questões da equipe e culturais da organização. Numa consultoria de tecnologia isso ser implantado na ponta com o cliente é mais simples, pq as pessoas envolvidas tem mais facilidade no entendimento. Já numa concessionária, por exemplo, seria interessante rodar o Ágil no processo de entrega do carro ao cliente em todo o departamento?

Acho que fica como dica, quando não há aporte da corporação, começar pequeno e aos poucos. Quando há esse aporte, um bom planejamento estratégico vai ajudar nesse caminho.