Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Arredondamento

Ola boa noite! Para obter um arredondamento, uso a função round(). Essa função ira arredondar a númeração para cima. Ex. 38.9867, será arredondado para 39. Porem, posso estar usando tambem a função int(). Estou correta? Desta forma o sistema irá manter o numero inteiro.

Estou correta?!

1 resposta
solução!

Olá Desirée.

Podemos sim realizar algo parecido com o arredondamento quando convertemos um número do tipo float para um número do tipo int. Mas devemos ter em mente que, durante a conversação todos os números decimais serão desprezados, mantendo apenas os números inteiros como mencionado por você, mas não ocorrerá um arredondamento real seguindo as regras de arredondamento.

Consideramos que temos o seguinte número: 38.999, esse número caso formos aplicar o arredondamento ele deverá ir para 39, pois é o número inteiro mais próximo, mas note o que acontece quando convertemos ele do tipo float para o tipo int, apresentado abaixo.

numero_float = 38.999

numero_int = int(numero_float)

print(numero_int)

Resultado

38

Note que obtemos o valor 38, não o valor que esperamos obter (39) através de um arredondamento. Assim não teremos um arredondamento real acontecendo, mas sim uma conversão de tipos onde nessa conversão os números decimais serão desprezados, mantendo apenas o número inteiro como você mencionou.

Como apresentado acima, caso seja necessário aplicarmos um arredondamento devemos fazer o uso da função round().

Para aprimorar ainda mais o seu aprendizado, recomendo a leitura do seguinte artigo, onde é apresentado exemplos de uso da função round(), quais os possíveis erros apresentados durante o uso da função.

Para saber como funcionam as regras de arredondamento no python, recomendo a leitura do seguinte artigo, onde essas regras serão apresentadas com detalhes.

Os dois artigos acima estão em inglês, caso tenha dificuldade com o idioma, recomendo o uso do tradutor do navegador.

Lembre-se que pode contar sempre com o fórum Alura, seja para tirar suas dúvidas ou para postar o seu desenvolvimento.

Fico à disposição.

Abraços e bons estudos.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software