Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Dúvida sobre o

Se ao inves de usar o "python -m pip install " -como diz na documentação do Python - eu usar só "pip install , faz alguma grande diferença ou problema? Me ensinaram só a segunda opção, mas queria saber se tem alguma consequência.

Ainda sobre o "pip install"... ele deve ser usado somente dentro de virtual environments? Porque todos os meus professores sempre passaram sem o venv, mas teve um único professor que disse que isso poderia causar problemas/conflitos. Poderiam me explicar mais sobre isso?

Desde já agradeço!

2 respostas
solução!

Bom dia, Camila! Tudo bem?

A documentação apresenta o comando python -m pip install pelo fato de algumas versões mais antigas do Python 3 não instalavam o pip juntamente com o Python, mas imagino que todas atuais façam isso sem a necessidade de marcar a instalação.

Instalação essa digo a que fica um atalho no seu terminal, precisando assim escrever somente pip e não chamar o python para executar ele. Resumindo, não tem problema, recomendo até que utilize o pip install por ser mais prático.

Agora sobre a outra dúvida. O pip pode ser usado da forma que você preferi, pois usar ele fora de um ambiente virtual/venv não causa nenhum problema. Porém, imagine que você instalou diversas bibliotecas no seu ambiente local e precisa fazer o versionamento dessas bibliotecas em um "requirements.txt", ele vai carregar as dezenas de bibliotecas e não apenas as que você está usando no projeto.

Por essas e outras é preferível usar as instalações de bibliotecas do pip em um ambiente virtual, mas se você estiver fazendo um projeto simples que usa um request ou numpy, você pode instalar localmente sem problemas. Basicamente, você deve entender o que busca fazer, e se isso compensa ou criar um ambiente virtual.

Espero ter esclarecido as suas dúvidas e caso tenha mais alguma estarei à disposição para ajudar!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Entendi, esclareceu sim! Muito obrigada!