Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

ArrayList sem ref determinada

Olá, gente. Só para confirmar uma dúvida e compartilhar um pensamento. O ArrayList, quando não específicado, por padrão sempre trabalha com a referência mais genérica(Object) correto? Me surgiu essa dúvida pois, com o uso do "novo for" (for(Object obj : list){...}) percebi que, ao determinar uma ref no ArrayList, é possível mudar esse "for" para que ele trabalhe com a referência determinada. Com isso é possível, caso determinado q o ArrayList trabalhe somente com Conta, que posso usar todos os métodos de conta.

Não é bem uma dúvida, mas queria compartilhar isso caso alguém possa agregar algo rs Vlw

2 respostas
solução!

Olá Jean, tudo bem com você?

É isso mesmo! Através dos Generics, evitamos a necessidade de fazer vários casts e garantimos o type safety, pegando qualquer problema relacionado à tipos inválidos em tempo de compilação. O curso não vai muito a fundo em Generics, por isso recomendo dar uma olhada nesses dois artigos do Robson Bittencourt que dão um boa ideia do que os Generics podem fazer para ajudar na flexibilidade do nosso código.

1. Introdução à Generics

2. Generics indo além - Wildcards

De qualquer forma, sua conclusão está correta! Tudo o que você escreveu define as principais motivações por trás dos Generics: evitar o excesso de casts e garantir o type safety.

Qualquer coisa estou à disposição!

Forte abraço e bons estudos!!

Opa! Quanto mais conteúdo melhor! :D

Vou ler esses artigos pra melhorar o entendimento do uso de Generics!

Vlw pela resposta,Thiago! Abraço!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software