Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Array com cores

Boa tarde. A cerca de 1 ano atrás eu cheguei a estudar um pouco da introdução do Python através de vídeos no youtube, então quando comecei o curso aqui na Alura eu já tinha uma certa base dessa introdução e quis tentar aplicar esse conhecimento extra no joguinho pra poder relembrar e praticar.

Resolvi então colocar cores nas letras e pra fazer isso eu criei um array com as cores, porém no array eu só coloquei o código, dessa forma:

cores = ['\33[1;31m', '\33[1;32m']
print(f'{cores[0]} texto em vermelho')

Então quando vou usar, eu coloco cores[0] pra escolher a cor que quero, porém queria sabe se tem como colocar nomes nas cores pra poder usar o nome dela, em vez do código, algo assim:

cores = [vermelho = '\33[1;31m', verde = '\33[1;32m']
print(f'{cores[vermelho]} texto em vermelho')

Porém fazendo dessa forma não funcionou, mas tenho uma leve lembrança de ter visto algo semelhante assim, mas não é nenhuma certeza. Então ai vem a duvida, tem alguma forma de fazer isso? Tentei procurar pelo google mas não encontrei.

2 respostas
solução!

Fala grande Robson!

Para este fim, podemos utilizar a estrutura de Dicionário.

Desta forma, nosso código ficaria assim:

>>> cores2 = {'vermelho':'\33[1;31m', 'verde':'\33[1;32m', 'azul':'123456'}
>>> print(cores2)
{'vermelho': '\x1b[1;31m', 'verde': '\x1b[1;32m', 'azul': '123456'}
#Já para a formatação desejada... :
>>> print(f'{cores2["azul"]} texto em azul')
123456 texto em azul

Espero ter conseguido te ajudar com a sua dúvida!

Grande abraço!

Ajudou sim! Muito obrigado!

Eu lembrava que tinha visto algo semelhante mas não lembrava como era feito e achava que era nas listas.

Enfim, muito obrigado novamente!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software