Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

arquivos diferentes

Um duvida básica eu acho mas fiquei com ela. No video desse ele esta com dois arquivos .java , eu de conta e outro de testeDoPrograma .... nesse caso eu so preciso copilar os dois arquivos dentro da mesma pasta para conseguir usar a class que esta no outro .java??? Nao precisa fazer um direcionamento, como no HTML??

5 respostas

E ai Luciano, Cara se dentro do seu "testeDoPrograma" estiver estanciando a classe "conta" na hora que você da um "javac testeDoPrograma.java" (que provavelmente é onde esta o seu main) ele já cria um executavel das duas classes, tanto da conta com da testeDoPrograma, o direcionamento que você esta fazendo é ao estanciar a classe. Mas isso acontece pq elas estão na mesma pasta, se elas nao estivessem você teria que importar. Quando voce começar a usar a IDE vai ficar mais facil de ver esse direcionamento.

solução!

Olá Luciano! Neste caso não é necessário nenhum direcionamento, apenas que os arquivos estejam no mesmo diretório.

Quando avançar na linguagem você aprenderá sobre pacotes em Java, onde aí sim, os arquivos ficam em diretórios diferentes e é necessário importá-los.

Abraços!

Valeu pessoas, então entendi corretamente!!

Exatamente, Luciano!

Os dois arquivos precisam estar no mesmo diretório para que você consiga rodar sua aplicação. Por padrão, o compilador vai procurar as dependências (classe Conta.java, no seu caso) no mesmo diretório. Mais para frente, você vai ver como fazer para conseguir usar arquivos de diretórios (pacotes) diferentes.

Espero ter ajudado.

Abraço.

Olá Luciano,

Foi bem observado pelo Matheus. Os arquivos .java se estiverem no mesmo diretório podem fazer referência a outras classes normalmente. No momento da compilação (javac TesteDoPrograma.java), qualquer referência localizada pelo compilador para outras classes já dispara o processo de compilação delas.

Em casos onde as classe estejam em diretorios separados ja seria um pouco mais complexo. Seria necessario identificar o local das classes para o compilador conseguir compilar e a jvm carregar.

Mas como foi bem observado, com o uso de IDEs o desenvolvimento fica muito mais simples, não sendo necessário se preocupar com alguns detalhes como esse.

Abraços

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software