Fala, pessoal. Queria abrir uma reflexão aqui sobre um ponto que tem me incomodado bastante, especialmente depois que fui desligado da minha última empresa e comecei a olhar o mercado de fora para dentro.
Tenho notado um movimento muito forte das empresas em justificar investimentos em tecnologia empurrando IA para tudo. Falta clareza. Muita liderança acredita que qualquer gargalo operacional se resolve com IA. O problema é que, na maioria das vezes, são questões simples que não precisam de modelos complexos. Mas como o "hype" está aí, a IA vira a justificativa para o custo. Se não for IA, parece que não é inovação.
Do nosso lado, como profissionais, isso gera um efeito colateral pesado: a ansiedade. O mercado grita que precisamos dominar Python, SQL, IA generativa, Machine Learning, e por aí vai. E aí entra o dilema do lifelong learning. Como aprender de forma eficiente e seletiva quando a oferta de conteúdo é infinita e o nosso tempo não?
No meu caso, venho do setor financeiro, mas atuo muito na intersecção com dados e análise operacional. É um terreno complexo. Eu sei que preciso me adequar, aprender a usar Python e ferramentas de IA para conduzir tarefas de forma mais ágil. Mas a minha grande dúvida é: como entender a IA a fundo para resolver problemas complexos e gerar valor real dentro da estrutura de dados da empresa, em vez de só aprender a apertar botões em ferramentas da moda?
Sinto que o mercado se propõe a cobrar uma amplitude enorme, mas a realidade do dia a dia exige foco. É difícil entender como focar em algo específico quando o mercado quer que a gente seja generalista em tudo.
Como vocês estão lidando com essa ansiedade e com o excesso de informação? Como vocês filtram o que realmente precisam aprender no meio de tanto ruído para gerar valor de verdade?