Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Sobre aprender sempre

Olá, pessoal! Estou atualmente em uma nova transição de carreira para a área de tecnologia aqui em ADS. Venho de uma bagagem acadêmica anterior, onde o estudo tradicional (leitura e resumos) funcionava muito bem. Porém, entrar no mundo do desenvolvimento me fez perceber que o aprendizado contínuo aqui exige outra postura: menos teoria estática e muito mais código na tela. Estou buscando aplicar a regra de ouro de deixar a teoria em apenas 10% do tempo e focar os outros 90% em prática e resolução de problemas reais. No meu dia a dia, tenho tentado criar pequenos scripts para automatizar e registrar minha própria rotina (como minhas metas ). É um desafio e tanto sair da zona de conforto do 'estudo passivo' para o 'estudo ativo', mas estou animada para trocar experiências e projetos com vocês por aqui, eu sempre gostei de ler e aprender, nunca me sinto totalmente sábia de determinado assunto, creio que por mais que a gente estude sempre tem mais pra aprender, eu não constuma parar de aprender nunca!

2 respostas

Ei! Tudo bem, Pamella?

Desejo boas vindas à área de tecnologia! É excelente ver como você já identificou o poder do estudo ativo nessa transição de carreira para ADS. No desenvolvimento de software, a prática constante é realmente o melhor caminho para consolidar o conhecimento.

A sua estratégia de equilibrar a teoria e focar a maior parte do tempo na escrita de códigos e na criação de scripts para automatizar a sua própria rotina é perfeita. Essa mentalidade de aprendizado contínuo (lifelong learning) é o grande diferencial de profissionais que se destacam no mercado de tecnologia, já que as ferramentas e linguagens evoluem constantemente e sempre há algo novo para dominar.

Parabéns pela iniciativa e agradeço por compartilhar sua experiência no fórum! Com certeza inspirará muitos(as) colegas.

Quais tipos de pequenos scripts você tem tentado desenvolver no momento para automatizar suas metas diárias?

Siga firme nos estudos e conte sempre conosco por aqui!

Conteúdos para complementar seus estudos
Esse conteúdo pode estar em inglês, para traduzi-lo utilize o tradutor automático do navegador ou clique com o botão direito do mouse sobre a página e selecione a opção Traduzir para o português.
Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!
solução!

Olá ... fiz algumas em python no Colab, estava com vergonha de mostrar porque como estou começando acho que ainda são meio "bobos" perto de toda experiencia que o pessoal tem por aqui. Mas foi uma forma que encontrei de estudar.
Seguem meus primeiros códigos :
print("--- SISTEMA DE METAS DIARIAS: PAMELLA ---\n")

==========================================

PARTE 1: CALCULO DE HIDRATACAO

peso = float(input("Digite o seu peso atual (em kg): "))
agua_necessaria_ml = peso * 35 # Formula: 35ml por kg

print(f"-> Baseado no seu peso, você precisa beber {agua_necessaria_ml:.0f}ml de agua por dia.")

ml_garrafa = int(input("\nQuantos ml tem a sua garrafa de agua atual? "))
garrafas_totais_meta = agua_necessaria_ml / ml_garrafa

print(f"-> Isso equivale a aproximadamente {garrafas_totais_meta:.1f} garrafas por dia.")

garrafas_bebidas = int(input("\nQuantas garrafas voce JA bebeu hoje? "))

if garrafas_bebidas >= garrafas_totais_meta:
print("PARABENS! Voce ja bateu sua meta de hidratacao hoje! Continue assim, cuidando da sua saude e do seu corpo!")
else:
garrafas_restantes = agua_necessaria_ml / ml_garrafa - garrafas_bebidas
if garrafas_restantes < 1 and garrafas_restantes > 0:
garrafas_restantes = 1
print(f"Ainda faltam cerca de {garrafas_restantes:.0f} garrafa(s) para voce atingir seu objetivo. Forca, um gole de cada vez!")

print("\n" + "="*40 + "\n")

PARTE 2: MONITOR DE EXERCICIOS E CALORIAS

fez_exercicio = input("Voce ja fez exercicios hoje? (Sim/Nao): ").strip().lower()

if fez_exercicio in ["não", "nao", "n"]:
print("\nTudo bem! Tem dias que o corpo precisa de descanso ou a rotina aperta. Nao desanime!")
print("O importante e nao perder o foco nos proximos dias. A constancia e feita de paciencia tambem. Amanha e um novo dia!")
else:
total_calorias = 0
continuar_adicionando = True

print("\nOtimo! Vamos registrar seus treinos.")

while continuar_adicionando:
    print("\nEscolha uma opcao de exercicio:")
    print("1 - Esteira")
    print("2 - Bicicleta")
    print("3 - Nacao")
    print("4 - Musculacao")

escolha = input("Digite o nome do exercicio ou o numero (1 a 4): ").strip().lower()
    tempo = int(input("Por quantos minutos voce fez esse exercicio? "))

if "1" in escolha or "esteira" in escolha:
        calorias_por_minuto = 7
        atividade_nome = "Esteira"
    elif "2" in escolha or "bicicleta" in escolha:
        calorias_por_minuto = 6
        atividade_nome = "Bicicleta"
    elif "3" in escolha or "natação" in escolha or "natacao" in escolha:
        calorias_por_minuto = 8
        atividade_nome = "Natacao"
    elif "4" in escolha or "musculação" in escolha or "musculacao" in escolha:
        calorias_por_minuto = 5
        atividade_nome = "Musculacao"
    else:
        print("Exercicio nao reconhecido, vou calcular como uma atividade geral.")
        calorias_por_minuto = 5
        atividade_nome = "Exercicio Geral"

calorias_treino = tempo * calorias_por_minuto
    total_calorias += calorias_treino
    print(f"{atividade_nome}: +{calorias_treino} calorias gastas!")

resposta = input("\nVoce fez mais algum outro exercicio hoje? (Sim/Nao): ").strip().lower()
    if resposta not in ["sim", "s"]:
        continuar_adicionando = False

print("\n" + "="*40)
print("PARABENS PELO TREINO DE HOJE!")
print(f"No total, voce queimou aproximadamente {total_calorias} calorias!")
print("\nLembre-se sempre: O segredo para a perda de peso sustentavel nao e a intensidade de um unico dia,")
print("mas sim a CONSTANCIA. Cada minuto que voce se movimenta cria um habito que transforma sua saude a longo prazo. Orgulhe-se do seu esforco hoje!")

print("\n--- FIM DO PROGRAMA ---")

matéria = input("Qual matéria você vai estudar hoje?")

tempo_planejado = int(input("Quantos minutos você pretende estudar? "))

print(f"\n--- Relatório de {matéria} ---")

if tempo_planejado >= 60:
print ("Ótima meta! Não esqueça de fazer uma pausa de 10 minutos")
else:
print ("Boa! Constância é melhor que quantidade. Manda ver!")