Pessoal, boa tarde! Na frase "Conhecer a API de Collections é algo mais que essencial para o desenvolvedor Java" qual o significado da palavra API ?
Pessoal, boa tarde! Na frase "Conhecer a API de Collections é algo mais que essencial para o desenvolvedor Java" qual o significado da palavra API ?
Boa Tarde Alex, tudo bem?
API (Application Programming Interface) nada mais é do que forma de acessar os métodos e outras funcionalidades das Collections.
Para vc acessar os métodos dessa API vc precisa usar um contrato/classe que é que vai te prover a forma de acessar este métodos. No caso a classe Collections.
Espero ter te ajudado. Um abraço e bons estudos. :-)
Não compreendi ainda Thiago... Não sei se estou correto, mas acredito que nem toda classe é uma API, confere? O que difere essa classe Collections para que esta seja chamada de API ?
Opa Alex, desculpe a demora.
Então imagine uma ponte que vai ligar o seu código aos métodos/interfaces de Collections, certo? A ponte no caso seria a API. A Collections serve como ligação entre o seu código e os métodos de Collections. Pense em API de Collections como um grupo de métodos/interfaces.
Através da API de Collections você terá acesso as funções de List, Set, equals, hashCode entre outros
Em uma descrição mais formal:
As APIs são um tipo de “ponte” que conectam aplicações, podendo ser utilizadas para os mais variados tipos de negócio.
Podemos sim considerar algumas classes de Java como API, não só as Collections. Quer um exemplo:
Thiago, sendo assim, estou entendendo que a ideia por trás de uma API é oferecer um recurso já pronto... Nesse ponto de vista, todos as classes/interfaces que já vem nos pacotes java (java.applet, java.awt, java.io, java.lang, java.math, etc) fazem parte da API java, pois oferece funções prontas para o programador utilizar. É isso meu caro ?
exatamente. :-)
Show Thiago! Obrigado pela explicação. Um abraço!