Na Embracon, percebo que estamos avançando em direção ao uso mais estratégico dos dados, embora ainda existam pontos a serem amadurecidos. Atualmente, a empresa se encontra entre a fase 3 e a fase 4 desse processo descrito:
Indicadores são acompanhados com frequência, principalmente pelos times de gestão e estratégia;
Ações são definidas com base nesses indicadores, mas em alguns casos ainda sem uma análise aprofundada de eficácia;
Há um esforço crescente em avaliar os resultados, com ajustes sendo feitos quando os dados mostram que as metas não estão sendo atingidas.
Além disso, com o apoio do CRM Salesforce, conseguimos captar muitos dados relevantes sobre o comportamento dos parceiros e dos clientes — o que abre espaço para análises mais precisas no futuro. No entanto, ainda há espaço para evoluir na exploração científica dos dados, buscando padrões, correlações e tendências com maior profundidade, o que exigirá o envolvimento de profissionais especializados como cientistas de dados e analistas mais técnicos.
Avançar nesse caminho pode colocar a Embracon em um novo patamar, permitindo antever comportamentos, tomar decisões mais rápidas e gerar ainda mais valor para o negócio e para os consorciados.