Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Alternativas para usar o hibernate

Depois de ler alguns tópicos aqui no alura, e assistir o curso do DDD fiquei mais ainda com a dúvida.

Como fazer com a implementação do hibernate/jpa.

Levando em consideração o q foi dito aqui. E pelo que foi dito no DDD, acho q uma estratégia viável seria essa camada do framework ser externa, ou seja consumir a api de domínio. E ter espécie de adaptadores que façam essa comunicação com as classes de domínio, ou talvez alguns Proxy na própria aplicação q fiquem responsáveis pela comunicação.

Essa dúvida eu venho a tempos e esses 2 cursos me deixaram ainda mais confusos, pois no framework vc precisa deixar o construtor default e os setter, e usando o DDD vc força sempre usar o construtor, builders, sem ter setter na maioria das x.

Sei q nao eh o foco desses 2 cursos, mas acredito q existam muitas pessoas com a mesma dúvida q eu, e gostaria se possível discutir essas alternativas q citei.

2 respostas
solução!

Oi Douglas,

Tem varias maneiras de separar a camada de persistência da aplicação.

Aqui tem um projeto que mostra um exemplo de como implementar essa separação: https://github.com/rcaneppele/fj91-clean-architecture

Bons estudos!

Obrigado Rodrigo por compartilhar o repositório, o que você apresentou sanou a duvida.

obrigado também pelos videos, são muito bons, levantaram aquela pulga atrás da orelha que eu tinha, e me fez querer estudar mais sobre os 2 itens (arquitetura limpa e DDD)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software