3
respostas

Alterar o sprint backlog

Frederico, boa tarde. Há um argumento dentro do Scrum que diz que um sprint backlog em andamento NUNCA pode ser alterado, mas pode ser cancelado pelo P.O. Tenho uma questão que ocorreu no nosso trabalho onde, uma das histórias do sprint era uma integração com um parceiro, já acertada para ser executada durante o sprint. Acontece que o parceiro teve problemas e precisou adiar essa atividade de integração. Como ficaria a entrega dessa sprint? Marcada com algum impedimento? E as outras atividades que já foram priorizadas? Teríamos que aguardar o desenrolamento dessa atividade antes de seguir com o próximo sprint? Qual solução indicada para tratar esse cenário?

3 respostas

Oi Frederico, enxergo que não podemos engessar nossas atividades por conta de um plano que não saiu como planejado. Lembre-se que no próprio manifesto ágil diz que: "Responder a mudanças mais que seguir um plano". Não que seguir uma plano não tenha valor, mas responder a mudanças é bem mais importante. Nesse caso poderiam conversar com o PO sobre o problema para que ele ajuda-se a retirar esse impedimento, muito provavelmente colocando outra história no lugar daquela que travou.

De acordo com sua descrição, acredito que nesse cenário, o Sprint Goal estava intimamente ligado com a integração, e como a mesma não mais poderia ser feita, o mesmo pode ter se tornado obsoleto fazendo onde imagino que o cancelamento do Sprint seja a melhor decisão a ser tomada. Os itens não finalizados, relacionados à esse trabalho, voltariam para o Product Backlog e seriam priorizados novamente, provavelmente perdendo prioridade visto os impedimentos listados. Um novo Sprint começaria dando sequência na mais nova prioridade.

Entendo que consultar o PO e decidir qual história será priorizada é o que a equipe de desenvolvimento deve fazer. Na retrospectiva da sprint, a equipe deve tirar alguma lição ou rever algum item na comunicação que poderia ter mitigado este risco.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software