Em se tratando de programação em C, em minha experiência pessoal, a pior coisa que se pode fazer é ter um ambiente de programação em Windows.
é muito mais difícil conseguir versões decentes do GCC para Windows.
o modelo de organização de memória do Windows torna a tarefa de depurar programas com falhas de segmentação muito mais complexa.
a linguagem C é muito mais poderosa em ambientes UNIX, onde pode fazer uso da rica coleção de aplicações, ferramentas e bibliotecas fornecidas pelo SO que foram concebidas em sinergia à linguagem, uma vez que a linguagem foi desenvolvida justamente para escrever o SO.
Pessoalmente, recomendaria usar um MacOS ou Linux para programar em C.
No Mac tem-se diversas opções, mas as que utilizo de fato são Xcode e CLion.
Usava o Linux como plataforma de desenvolvimento prioritariamente na época da universidade, então era mais à base do terminal mesmo. Usava o VIM para editar os programas, compilava usando o GCC em linha de comando (se o programa fosse muito grande fazia um makefile). Depurava usando o GDB e o Valgrind em linha de comando.
Mas existem várias IDEs poderosas de linguagem C para Linux. Além do CLion, que é pago, tem diversas gratuitas, como o Anjuta (Gnome), Kdeveloper (KDE), bem como IDEs leves como o Geany, ou IDEs baseadas em plugins, como o Eclipse.
Mas, novamente, minha experiência com o Eclipse para programação em C não é das melhores.
Apesar de tudo, acho que o Linux é o melhor ambiente para programação em C, sobretudo para iniciantes. A facilidade de configurar o ambiente e instalar as ferramentas necessárias é sem paralelo. E tem-se acesso sempre às versões mais atualizadas.
Até hoje, mesmo programando no Mac, meu ambiente de testes é no Linux.