Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Alguém conhece uma IDE decente pra programar em C?

Estava usando o DEV C++, mas percebi que ele é bem limitado principalmente em relação a depuração, então baixei o Eclipse para C/C++ Developers e pra minha surpresa nem compilou pq necessitava de um GCC que não diz onde conseguir, depois de pesquisar descobri que precisava de um tal de Mingw(que ta desatualizado e não instala), engraçado que eu fui baixar uma IDE pra não ter que me preocupar de configurar o ambiente e acabei com uma grande dificuldade ainda não achei uma IDE para C. Me indiquem uma IDE ou me ensinem a usar uma para programar em C (não C++) que ja venha configurada e que tenha como depurar o programa.Desde já agradeço.

7 respostas

Fala Maison Galvão, tudo bem? Cara, no ambiente Windows existe o Dev C++ como você mesmo disse, existe também o Code blocks, que particularmente gosto muito, além disso, o Notepad++ é uma boa ferramenta que possibilita também formular códigos em C. No entanto, se você quiser aprender de uma forma very hard, no Linux, existe a possibilidade de compilar o programa sem a necessidade de instalar IDE, no Widnows também, no entanto no Linux é mais massa. Portanto, fica a sua escolha, ah, tem também Sublime Text 3 que é uma ferramenta de codificação usada por muitas pessoas, como você está no Windows, recomendo o Code blocks e o Sublime Text 3 eles funcionam perfeitamente no Windows e no Linux também, apesar da possibilidade de compilar e executar manualmente. Abraços e bons estudos.

Oi Carson, tudo blz. Cara esqueci de mencionar tô usando ,somente Windows, eu baixei o CodeBlocks(17.12 version) e em relação ao Dev C++ eu gostei bem mais principalmente pra depurar, mas pra um IDE senti falta de muita coisa meu objetivo não é bem o aprendizado do curso, eu quero desenvolver projetos em C, importar repositórios do Github direto na IDE, poder commitar, code assists, autofix, etc. Então o Notepad++, e o Sublime tmb não me serviriam, pesquisando no Quora, alguém citou uma IDE chamada CLion que baixei e tô experimentando hoje e até então parece ser exatamente o que procuro mas é TRIAL :( se alguém souber como utilizar alguma outra mais robusta FREE agradeço.

Baixa um crack para essa CLion, piratebay is life.

Oi Mailson, eu conheço o visual studio. Usei a um bom tempo e era uma excelente opção... Acredito que em 2012, custa nada olhar as novas versões para ver como está

Realmente o DevC++ falta algumas coisas. O Sublime tem por exemplo recursos de autocompletar que eu não encontrei no DevC++... Vou salvar esse tópico aqui pra referência futura hahaha

Me restringindo as IDEs gratuitas...

Com algumas restrições, pode-se usar a IDE do Qt (Qt Creator) na variação Open Source que é excelente e multiplataforma. https://www.qt.io/

Além dela, o Visual Studio 2017 Community é bastante poderoso também, apesar de só funcionar no Windows para C/C++. https://www.visualstudio.com/

O Eclipse CDT (C/C++) também é muito bom, apesar de não ser meu preferido. http://www.eclipse.org/

Com qualquer uma das três, vc está bem servido, só achar a que lhe atende melhor e agrada mais.

No lado das pagas, tem a versão paga do Qt Creator, do Visual Studio, o CLion da JetBrains...

solução!

Em se tratando de programação em C, em minha experiência pessoal, a pior coisa que se pode fazer é ter um ambiente de programação em Windows.

  1. é muito mais difícil conseguir versões decentes do GCC para Windows.

  2. o modelo de organização de memória do Windows torna a tarefa de depurar programas com falhas de segmentação muito mais complexa.

  3. a linguagem C é muito mais poderosa em ambientes UNIX, onde pode fazer uso da rica coleção de aplicações, ferramentas e bibliotecas fornecidas pelo SO que foram concebidas em sinergia à linguagem, uma vez que a linguagem foi desenvolvida justamente para escrever o SO.

Pessoalmente, recomendaria usar um MacOS ou Linux para programar em C.

No Mac tem-se diversas opções, mas as que utilizo de fato são Xcode e CLion.

Usava o Linux como plataforma de desenvolvimento prioritariamente na época da universidade, então era mais à base do terminal mesmo. Usava o VIM para editar os programas, compilava usando o GCC em linha de comando (se o programa fosse muito grande fazia um makefile). Depurava usando o GDB e o Valgrind em linha de comando.

Mas existem várias IDEs poderosas de linguagem C para Linux. Além do CLion, que é pago, tem diversas gratuitas, como o Anjuta (Gnome), Kdeveloper (KDE), bem como IDEs leves como o Geany, ou IDEs baseadas em plugins, como o Eclipse.

Mas, novamente, minha experiência com o Eclipse para programação em C não é das melhores.

Apesar de tudo, acho que o Linux é o melhor ambiente para programação em C, sobretudo para iniciantes. A facilidade de configurar o ambiente e instalar as ferramentas necessárias é sem paralelo. E tem-se acesso sempre às versões mais atualizadas.

Até hoje, mesmo programando no Mac, meu ambiente de testes é no Linux.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software