Contexto Sou o irmão mais velho de uma família de 3 irmãos. Entre todos, eu é que tive e tenho as melhores chances de contribuir para a melhoria da vida pessoas deles. Acontece que, de vez em quando, me pego pensando que essa responsabilidade de irmão mais velho e de ter meios de ajudá-los não é muito justa. E assim, fico muito chateado quando tenho que dizer não a algum deles, para alguma situação em que me pedem ajuda. Com o falecimento de minha mãe o cenário piorou um pouco mais, porque me preocupo com eles e com a saúde e o bem estar deles também.
Classificação da situação Penso, embora sem muita certeza, de que trata-se de um problema em que eu não posso controlar, dado que as escolhas e decisões dos meus irmãos são de responsabilidade deles e não minha. Não tenho como influenciar ou agir pelas escolhas deles. Apenas acabo sendo envolvido nelas quando algo não acontece dentro do esperado e me pedem ajuda.
Primeiro Passo Bom, como primeiro passo diria que tenho que aceitar o fato de que não sou o salvador da pátruia deles. Afinal, minha própria familia tem suas demandas e eu entendo isso muito bem. Tenho ainda que minimizar a preocupação que tenho com eles como as tenho com qualquer pessoa que amo e que fazem aprte da minha visa, Mas tenho que melhorar minha relação reconhecendo meus limites e alterando meu circulo de influência para liudar com a situação mencionada. Dificil? Pra mim, dado a meu legado cultural, é muito difícil dizer não aos meus irmãos, mas preciso aprender para não cair em armadilhas de me sentir culpado ou responsável por decisões que não tenho como contriolar.