2
respostas

Agora é a minha vez ...

Contexto Sou o irmão mais velho de uma família de 3 irmãos. Entre todos, eu é que tive e tenho as melhores chances de contribuir para a melhoria da vida pessoas deles. Acontece que, de vez em quando, me pego pensando que essa responsabilidade de irmão mais velho e de ter meios de ajudá-los não é muito justa. E assim, fico muito chateado quando tenho que dizer não a algum deles, para alguma situação em que me pedem ajuda. Com o falecimento de minha mãe o cenário piorou um pouco mais, porque me preocupo com eles e com a saúde e o bem estar deles também.

Classificação da situação Penso, embora sem muita certeza, de que trata-se de um problema em que eu não posso controlar, dado que as escolhas e decisões dos meus irmãos são de responsabilidade deles e não minha. Não tenho como influenciar ou agir pelas escolhas deles. Apenas acabo sendo envolvido nelas quando algo não acontece dentro do esperado e me pedem ajuda.

Primeiro Passo Bom, como primeiro passo diria que tenho que aceitar o fato de que não sou o salvador da pátruia deles. Afinal, minha própria familia tem suas demandas e eu entendo isso muito bem. Tenho ainda que minimizar a preocupação que tenho com eles como as tenho com qualquer pessoa que amo e que fazem aprte da minha visa, Mas tenho que melhorar minha relação reconhecendo meus limites e alterando meu circulo de influência para liudar com a situação mencionada. Dificil? Pra mim, dado a meu legado cultural, é muito difícil dizer não aos meus irmãos, mas preciso aprender para não cair em armadilhas de me sentir culpado ou responsável por decisões que não tenho como contriolar.

2 respostas

Oii, Valdir! Como você está?

Agradeço por compartilhar um pouquinho da sua experiência com a comunidade do fórum! É realmente desafiador equilibrar o papel de irmão mais velho com as responsabilidades da sua própria família.

Gostei do ponto que você trouxe sobre ter consciência que não podemos nos culpabilizar por as decisões feitas por terceiros, de fato não podemos controlar. E é um exercício diário mental não cair nesta armadilha, mas aos poucos vamos lhe dando e aprendendo para que nossa saúde mental e familiar siga firme e forte.

Continue se dedicando aos estudos, é uma alegria acompanhar sua evolução por aqui. Qualquer dúvida, conte conosco.

Abraço!

Valeu Nathalia A simples notificação sobre algo que compartilhamos dá a noção do quanto vocês são responsáveis e eficientes no que fazem. Abs