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Agilidade frente a orçamentos a clientes

Já fiz muitos cursos aqui na Alura sobre agilidade, desde em nível de projeto/equipe e agora organizacional. Confesso que estou com uma certa dificuldade de trazer alguns conceitos dentro do meu negócio. Lidero a tecnologia na minha empresa, onde desenvolvemos projetos a clientes externo e suportamos. Talvez até um pouco paradoxalmente, na sustentação é mais fácil lidar com uma mentalidade mais ágil, o que dá valor e o que não dá, negociar priorizações, etc etc etc. Mas em um projeto onde o cliente me procuro e me pede um cronograma e tempo? Como vou fazer se, de acordo com o mindset ágil, eu deveria pensar a funcionalidade , desenvolver, experimentar, etc, e meu cliente quer o valor total?

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Quando um cliente chega com essa postura, provavelmente, ele desconhece a abordagem ágil em um projeto de software. O melhor a fazer é montar um workshop para mostrar quais as vantagens dessa abordagem. Deve sim existir um roadmap do projeto, afinal ágil não é bagunça e seu cliente precisa planejar o próprio orçamento. Nesses casos damos estimativas, onde podemos chegar e o quanto prevemos gastar. Deixando bem claro que o produto final vai ser construído junto com o cliente, ele e a equipe estarão comprometidos com o que vai ser entregue. É bom sempre dar exemplos do tipo, olha, foi combinado isso e no meio do projeto viu que não funcionava bem assim se fosse um projeto ágil estava tudo bem, se fosse um projeto tradicional teríamos que voltar ao planejamento, fazer o levantamento de requisitos, etc, etc.

Eu estava inicialmente com essa mesma dificuldade de compreensão: de que se tratava de "abandonar o planejamento"... e agora entendo melhor que não é nada disso.

Continua havendo a necessidade de entendimento de mercado, viabilidade, orçamento e planejamento em si - e esse plano todo vem do dono do produto, tem que chegar pronto para a equipe ágil executar - assim alem de requisitos, eles terão as restrições ao priorizar qual entrega traz maior valor ao cliente.

As necessidades do cliente só conseguem ser realmente atingidas se forem entregues de forma rápida e dentro de um custo que cabe no seu bolso... senão, não é Agil, é só bagunça.