1
resposta

Ágil x Interesses do CEO

Professor,

Em uma empresa , como podemos vender para o CEO um projeto que vai ser executado de acordo com os princípios ágeis? Normalmente quatro perguntas básicas são feitas por ele:

  1. Quanto vai custar?
  2. Qual o benefício vai trazer ?
  3. Qual viabilidade?
  4. Quanto tempo vai levar?

É possível responder essas perguntas pelos princípios ágeis?

1 resposta

Caro Hugo,

Obrigado pela sua postagem!

Quando vamos "negociar" e/ou tentar vender uma ideia e/ou buscar um patrocínio de membro que faz parte da alta liderança de uma organização, normalmente não entramos em detalhes se vamos rodar o projeto usando a metodologia de "a", "b" ou "c".

Para este tipo de público o que interessa no final do dia é se o que estamos propondo gera valor para a organização, se sim este valor é quantificável em termos financeiros? Qual seria o investimento de recursos humanos , tecnológicos e financeiros e qual seria a linha do tempo onde o ponto de equilíbrio entre investimento e o resultado previsto, a partir do início do desenvolvimento do projeto seria atingido?

Lembrando que todos estes pontos devem ter uma ligação clara com a estratégia e metas propostas para a organização.

Assim, após botar no papel estas informações de "business case" que citamos acima, você pode adotar, por meio de princípios ágeis na entrega dos valores e benefícios propostos, usando a agilidade como elemento chave de gestão no projeto que tiver sido aprovado (business case) pelo CEO.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software