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Adotar fluxos

É bem interessante, após muitos anos de carreira em analise de sistemas, ver que algumas práticas que foram abandonadas pelo desenvolvimento, como a criação de "fluxogramas", voltarem. No desenvolvimento, os fluxogramas foram deixados de lado com a alegação que o cliente muitas vezes não conseguia entender as representações. No caso do exemplo, os fluxos foram apresentados para a equipe de desenvolvimento, ou seja, pessoas que conhecem a ferramenta. Você acha interessante apresentar os fluxos para o cliente? Em especial para clientes que não tem conhecimento técnico. O neste caso seria melhor só apresentar o protótipo?

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Olá Marcia, tudo bem?

Sim, você pode apresentar o fluxograma para o seu cliente, porém se você e sua equipe julgarem necessário mostrar a linha de raciocínio que vocês seguiram junto com a demonstração do protótipo. Se vocês forem mostrar o fluxograma e perceberem que a pessoa pode ficar um pouco confusa, é interessante que alguém da equipe esteja junto para explicar e tirar as dúvidas do cliente.

Então dependendo da situação, para a aprovação do cliente, é interessante explicar a fluxo que a equipe planejou. Como, por exemplo, no caso de um e-commerce, onde o fluxo de navegação do usuário é de extrema importância.

É isso!! Até mais!!