Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Adicionar bugs no backlog

Olá Caros,

Na subaula Papeis Agregados da aula 3 do scrum 1 o Frederico Aranha fala que apenas o PO pode adicionar novos itens no Backlog, neste caso queria entender se bugs (bugs mesmos, não débitos técnicos) se enquadram nesta restrição, digo isso porque diversas vezes quando faço correção de problemas acabo encontrando outros problemas que ainda não foram reportados (as vezes no mesmo sistema outras vezes em sistemas dependentes) e por vezes como parte do time de desenvolvimento quando não tenho tempo para atacar o problema (ex. problema complexo ou estar no meio de uma entrega) eu mesmo registro o Bug no backlog do produto para que ele possa ser arrumado futuramente.

Como vocês procedem nestes casos?

5 respostas
solução!

Oi Rafael, geralmente quando os bugs são encontrados pelo time de desenvolvedores, buscamos primeiramente informar o PO para deixá-lo ciente da gravidade e após isso, o próprio define a prioridade para a resolução do bug e no mais breve possivel, algum integrante da equipe toma a frente para resolver. Num outro cenário onde a quantidade de bugs relacionados ou não com a entrega é muito grande, pode ser feito um acordo entre o PO e o time para separar um tempo da sprint, colocando todos num backlog específico para serem resolvidos.

Perfeitamente!!

Bom dia. No caso da minha empresa existe uma área de sustentação que é responsável pela correção destes bugs. Está área não está estruturada dentro de um framework ágil por não trabalhar em projetos mas sim garantir que o ambiente produtivo funcione sem problemas. No seu caso em especifico acho que o único problema é que você coloca o item diretamente no backlog do produto, e isso pode fazer com que o P.O. deixe de estar alinhado com as priorizações que geraram o backlog da Sprint. Porém se isso foi previamente alinhado com o seu P.O. e está funcionando bem, não tem porque mudar.

Ola Rafael. Em minha empresa reservamos 10% do tempo das sprints (a partir da 2a) para resolver bugs. Isso parte do pressuposto que bugs ocorrerão, mas nem tanto, e pode ser um indicador duplo: a) você descobre que tem muito retrabalho na codificação e "carca" no povo pra melhorarem, por que os 10% tá estourando toda sprint ou... b) você ganha 10% de tempo na sua sprint pra adiantar o projeto qdo a codificação tá redondinha! Espero ter ajudado! 8)

Levantei esta questão por este motivo, venho de um background de suporte quando vejo um bug minha primeira reação é documenta-lo, por isso questionei se apenas o PO poderia adicionar bugs.

Entendo que no Scrum puro o Backlog do produto seja de responsabilidade do PO, entendo também que os itens da sprint vem do Backlog e são priorizados dentro da Sprint com a ajuda do Time Scrum, mas ainda assim me questiono se:

Se os bugs devem ser colocados no Backlog de desenvolvimento (entendo que se não forem colocados isso poderia ser um incentivo para os programadores programarem de qualquer forma visto que os bugs vão parar em outro backlog).

E se eles devem ser colocados no Backlog qual seria o processo mais adequado do scrum para isso, se talvez apresentar durante o desenvolvimento o Bug para o Scrummaster para que ele leve o Bug ao PO para que este insira dentro do sistema.

Entendo que tem bugs que não valem a pena resolver (ex. afeta 0.000001% dos usuários e/ou deixará de ser relevante/problema com a próxima versão que sai daqui a 3 sprints e que talvez por isso devam passar pelo PO.

Por isso queria saber mais de processos normalmente usados para este tipo de situação.

Entendo que Bugs são bons candidatos a serem colocados em uma sprint caso as tarefas dela já tenham sido encerradas, desta forma ao invés de cancelar a sprint poderia então se resolver alguns bugs com este tempo restante e alinhar melhor na retrospectiva a equipe para fazer um planejamento futuro que não deixe uma margem tão grande.