1
resposta

Adendo ao Modelo Relacional

Bom dia!

Da forma como foi proposto o modelo relacional para o curso, creio que ele seja válido apenas se considerarmos que cada Nota Fiscal só poderá conter um único produto, correto? Ou entendi algo errado?

Para que uma mesma nota fiscal(venda) contenha varios produtos distintos, podemos sugerir a seguinte mudança:

A tabela FATO seria a tabela NOTAS (nome estranho para o que de fato ela representa). Nela seriam relizadas varias vendas, com a chave estrangeira de cada nota, representada em uma tabela NOTAS_FISCAIS.

Assim, a cada registro na tabela NOTAS seria um produto diferente, podendo estar contida em uma mesma nota na dimensão NOTAS_FISCAIS.

O registro de quantidade e valor seriam realizados na tabela NOTAS (ou VENDAS, como sugestao de um nome coerente).

Att. Lucas Delfino.

1 resposta

Olá Delfino, tudo bem?

Peço desculpas pela demora no retorno.

Realmente você tem razão Delfino, não faz muito sentido tabelas que estáão representando as vendas terem nomes de Notas fiscais e Itens notas, porém precisamos sempre levar em considereção as regras de negócio do projeto. Se o cliente emite notas fiscais, e ele quer que seja representado desta forma no sistema, é necessario seguir a regra de negócio, mesmo que não faça muito sentido para nós.

Outro ponto é que neste exemplo utilizado, o instrutor trabalha com duas tabelas, a de Notas fiscais e Itens notas, podemos considerar a tabela de Notas fiscais como o cabeçalho da nota, então ela não armazena dados sobre os produtos, apenas o número que deve ser único para cada nota fiscal e outras informações como o CPF do cliente.

Já a tabela de Itens notas, consideramos como o corpo da nota, onde consta os produtos vendidos, esta tabela tem uma relação com a tabela de Notas fisciais, então podemos neste caso salvar vários produtos para a mesma nota, informando quantidade e preço do produto.

Espero ter ajudado e bons estudos!