1
resposta

Achei um pouco avançado

Isso acontece ao tentar substituir a fórmula do montante composto M = C * (1 + i)^n

Dados VF = 1200 = M; i = 5,0% aa = 0,05; n = 2 meses = 2/12 ano

Cheguei a: 1200 = C * (1,05)^(2/12)

Então por mim achei difícil calcular assim... Ao menos para mim, infelizmente : ( Se puder me esclarecer as etapas desse cálculo, desde já agradeço.

Tentei como alternativa ao invés de converter o período n, manter n= 2 meses e converter a taxa i, i = 5,0% aa = ?% am

Também me pareceu difícil calcular, pois envolve manipulação de fórmula de conversão dessas taxas...

Então, para quem teve também essa dificuldade, encontrei esse material de apoio: https://www.capitalresearch.com.br/blog/investimentos/taxa-anual-para-mensal-calcular/ E, lá, a alternativa que eu consegui foi convertendo a taxa com a ferramenta HP12C, mas ainda assim requer um certo processo:

Digite a taxa anual de 5 e tecle em i
Digite o número 1 em PV
Digite o número 1 e teclar em n
Tecle em FV
Digite o número 12 e tecle em n
Tecle em i

O resultado será a taxa convertida pretendida, que é de 0,4074 % am.

Então agora melhora a solução do problema, com os dados VF = 1200 = M; i = 0,4074% am; n = 2 meses; C = VP = ?

Digitando 1200 e FV
Digitando 0,4074 como o obtido ao mês e "i"
Digitando 2 que também está como meses e "n"

E, finalmente, teclando PV para obter a resposta com a alternativa correta da questão.

1 resposta

Olá Rafael.

Tudo bom?

Peço desculpas pela resposta tardia.

Quero agradecê-lo por compartilhar seu processo até chegar à alternativa correta e disponibilizar no fórum esse material de apoio.

Muito obrigada pelo seu feedback!

Abraços.