Mesmo que já tenha tido contato com alguns fundamentos da Gestalt dentro e fora da área de comunicação, é a primeira vez que realmente parei pra refletir em como todos esses princípios são utilizados por inúmeras marcas e empresas grandes (a exemplo da mastercard, starbucks, intagram, burguer king, etc), e isso juntamente com características abordadas também no movimento minimalista. Diretamente relacionado a isso, é muito comum encontrar discussões em fóruns e redes sociais acerca da Complexidade x Funcionalidade dos logotipos, onde uma parte dos usuários fazem criticas sobre o rebranding de tais marcas julgando-as como "preguiçosas" ou apenas como manobras para acompanhar tendência onde boa parte da personalidade se perde, sem que parem para pensar no contexto.
Diante disso, criei esse tópico com o intuito de que outras pessoas expressem seu ponto de vista, e aproveito para deixar o meu: Acredito que toda a simplificação é produto do desenvolvimento do mundo digital, onde a aplicação de logos com menos detalhes, vide as de cores chapadas sem elementos de sombra ou texturas, se torna muito mais legível e coerente com o objetivo de comunicação, se adequando a formatos menores (como telas de smartphones e afins), onde a quantidade de pixels pode chegar inclusive à apenas 32px através de um favicon. Na minha opinião, além da estética, ao se falar de identidade visual, o que sempre prevalecerá é o contexto em que a marca será aplicada, e com a grande utilização de websites e redes sociais pelo publico consumidor, é notável que a principal necessidade dessas empresas é a de se inserir no mundo digital.
Qualquer um pode se sentir a vontade para compartilhar seu ponto de vista caso seja de seu interesse.
Um bom dia/tarde/noite. (: