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A simplificação de logos em relação ao desenvolvimento digital.

Mesmo que já tenha tido contato com alguns fundamentos da Gestalt dentro e fora da área de comunicação, é a primeira vez que realmente parei pra refletir em como todos esses princípios são utilizados por inúmeras marcas e empresas grandes (a exemplo da mastercard, starbucks, intagram, burguer king, etc), e isso juntamente com características abordadas também no movimento minimalista. Diretamente relacionado a isso, é muito comum encontrar discussões em fóruns e redes sociais acerca da Complexidade x Funcionalidade dos logotipos, onde uma parte dos usuários fazem criticas sobre o rebranding de tais marcas julgando-as como "preguiçosas" ou apenas como manobras para acompanhar tendência onde boa parte da personalidade se perde, sem que parem para pensar no contexto.

Diante disso, criei esse tópico com o intuito de que outras pessoas expressem seu ponto de vista, e aproveito para deixar o meu: Acredito que toda a simplificação é produto do desenvolvimento do mundo digital, onde a aplicação de logos com menos detalhes, vide as de cores chapadas sem elementos de sombra ou texturas, se torna muito mais legível e coerente com o objetivo de comunicação, se adequando a formatos menores (como telas de smartphones e afins), onde a quantidade de pixels pode chegar inclusive à apenas 32px através de um favicon. Na minha opinião, além da estética, ao se falar de identidade visual, o que sempre prevalecerá é o contexto em que a marca será aplicada, e com a grande utilização de websites e redes sociais pelo publico consumidor, é notável que a principal necessidade dessas empresas é a de se inserir no mundo digital.

Qualquer um pode se sentir a vontade para compartilhar seu ponto de vista caso seja de seu interesse.

Um bom dia/tarde/noite. (:

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Oi, Renata

Tudo bem?

Ótima reflexão! Concordo com você: a estética digital tem sido uma poderosa influência em identidades visuais. O design gráfico como um todo tem bebido bastante nessa fonte mais minimalista.

No que diz respeito aos logos, não diria que exatamente toda a simplificação é produto dessa tendência. Sim, as marcas vão criar tendo em mente o digital e certamente serão influenciadas por ele, mas nem sempre a adequação à telas menores é a motivação para a renovação. Vejamos dois exemplos:

  • Kia: a tipografia foi estilizada e o círculo da versão anterior removido. A simplificação aqui se deu para comunicar a nova estratégia da empresa em apostar em carros ecologicamente mais corretos em conjunto com o slogan "Movimento que inspira".

  • Burger King: foi cortado o círculo azul que fazia menção à agilidade e a uma nova tipografia empregada. Essas mudanças derivam da decisão do negócio valorizar a produção mais dispendiosa e menos fast food dos hambúrgueres.

Por fim, de fato o mais relevante num projeto gráfico é atingir o público e sensibilizá-lo da maneira correta. Em alguns casos a necessidade de "ser mais digital" pode ser o motivo da transformação, mas acredito que na maior parte das vezes se trata mais de um importante lembrete de uma linguagem que está cada vez mais enraizada no reportório visual do público e que traz consigo certas questões técnicas.

Abraços