O conceito de competência evoluiu ao longo do tempo, partindo de uma visão mecânica da produtividade, baseada na repetição de tarefas, para um entendimento mais amplo, que envolve resolução de problemas e qualidade na execução. Atualmente, competência é definida como a junção de conhecimento, habilidade e atitude (CHA), sendo um fator essencial para o sucesso profissional.
Segundo Scott Parry, competências são agrupamentos de conhecimento, habilidades e atitudes correlacionadas, que afetam significativamente o desempenho de um profissional e podem ser aprimoradas por meio de treinamento e desenvolvimento. O CHA pode ser dividido em três elementos:
Conhecimento: refere-se ao saber teórico e conceitual sobre determinado tema. Habilidade: está relacionada à aplicação prática desse conhecimento. Atitude: corresponde à motivação e disposição para agir com base no que se sabe e se pode fazer. Para exemplificar, a obtenção da carteira de habilitação demonstra o funcionamento do CHA: o candidato precisa aprender as regras de trânsito (conhecimento), aplicar esse aprendizado na prática (habilidade) e decidir conduzir de forma responsável no dia a dia (atitude).
A análise de competências é utilizada em diversas áreas, como avaliação de cargos, planejamento de carreira, sucessão organizacional, programas de desenvolvimento profissional e expansão de negócios.
Há duas categorias principais de competências:
Competências técnicas – incluem os conhecimentos e habilidades específicas exigidos para o exercício de uma profissão, como as bases científicas e as ferramentas utilizadas em áreas como engenharia, medicina e administração. Competências comportamentais – envolvem aspectos como comunicação, inteligência emocional, flexibilidade e trabalho em equipe, que influenciam o desempenho no ambiente de trabalho.